EM TESE, A ESCOLA COMO CONHECEMOS ATUALMENTE, APRESENTA-SE COMO UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ORGANIZADA DE MODO A PROPOR UM AMBIENTE DITO COMO IDEAL PARA A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, REFORÇANDO A HOMOGENEIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS QUE CIRCUNDAM ESTE AMBIENTE E A REPRODUÇÃO DE COMPORTAMENTOS PRÉ-ESTABELECIDOS PELA SOCIEDADE. NESSA PERSPECTIVA, A INTEGRAÇÃO DO LÚDICO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS POSSUI CONDIÇÕES DE CONSTRUIR PROPOSTAS DE ENSINO QUE VISEM A SUPERAÇÃO DA PASSIVIDADE DOS ALUNOS. DIANTE DESTA PREMISSA, APRESENTA-SE COMO PROBLEMA DESTA PESQUISA: DE QUE FORMA AS METODOLOGIAS ATIVAS POSSIBILITARIAM A PRESENÇA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL? PORTANTO, O OBJETIVO GERAL CONSISTE EM INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO VIVÊNCIAS POTENCIALMENTE LÚDICAS NO CONTEXTO DE SALA DE AULA DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TAL, FOI REALIZADO UM CURSO DE EXTENSÃO VOLTADO PARA OS PROFESSORES ATUANTES DESTA ETAPA DE ENSINO DE MODO COLETAR OS DADOS QUE EMBASARAM AS ANÁLISES POSTERIORES. ASSIM SENDO, FOI REALIZADO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DESCRITIVO COM O USO DE ANÁLISE QUALITATIVA, QUE ADOTOU COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA DO CURSO DE EXTENSÃO, DO GRUPO FOCAL E DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA. COM BASE NAS ANÁLISES ACIMA DESCRITAS, PODEMOS OBSERVAR A INTERPENETRAÇÃO DOS CONCEITOS DE LÚDICO, DE METODOLOGIAS ATIVAS E DAS CATEGORIAS DE JOGOS, O QUE POSSIBILITA A PRESENÇA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS.