RESUMO
A PRESENTE PESQUISA TEM COMO INTUITO APRESENTAR O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA, DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA. DESTA FORMA, PROPÕE-SE COM ESTE TRABALHO O OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS POTENCIALIDADES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E A CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO COMO UM PROCESSO PEDAGÓGICO INOVADOR. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA FORAM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E DOCUMENTAIS NOS QUAIS ABORDAM A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, O CONCEITO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS PERSPECTIVAS DESTA NA ATUALIDADE. PARA A COLETA DE DADOS REALIZAMOS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS COM OS PARTICIPANTES DA PESQUISA SÃO ALUNOS DOS CURSO DE PEDAGOGIA, DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA- PARFOR. QUE CURSARAM AS DISCIPLINAS PRÁTICAS INTEGRADORAS I E II. COMPREENDE-SE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UM ELO ARTICULADOR ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTO POPULAR. ASSIM, COMO RESULTADOS TÊM-SE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, POIS VIABILIZA NO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO A INTERDISCIPLINARIDADE, A CONTEXTUALIZAÇÃO E REVELA A POSSIBILIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA INDISSOCIÁVEL COM O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. NESSE SENTIDO, O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO CONFIGURAM-SE COMO ATIVIDADES FUNDAMENTAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA COM VISTAS À REALIDADE CONTEMPORÂNEA.