O ENSINO DA MÚSICA DEVE SER ESTENDIDO A TODOS OS ESTUDANTES, DE FORMA QUE O ENSINO DELA SEJA INTEGRADO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS QUE, DE UM MODO GERAL, TÊM ATRIBUÍDO A AÇÕES EDUCATIVAS SECUNDÁRIA. A PRESENÇA DA MÚSICA NAS ESCOLAS TEM, EM MUITOS CASOS, SIDO APRECIADA E REALIZADA EM ATIVIDADES PONTUAIS, UTILIZADA MUITAS VEZES COMO RITUAIS PEDAGÓGICOS DE ROTINA ESCOLAR, COMO NAS FESTAS COMEMORATIVAS. NO PROPÓSITO DE SUPERAR O CARÁTER FUNCIONAL OU UTILITÁRIO DESTAS AÇÕES, NÃO OBSTANTE A IMPORTÂNCIA DELAS EM DIFERENTES CONTEXTOS, O ENSINO DE MÚSICA DEVE CONSTITUIR-SE EM CONTEÚDO CURRICULAR INTERDISCIPLINAR QUE DIALOGUE COM OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO. ESSA É A PROPOSTA AO REALIZAR UM TRABALHO NA ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ –OLINDA/PERNAMBUCO, REALIZANDO O PROJETO MÚSICA NA ESCOLA, SEGUINDO A METODOLOGIA DA PESQUISA AÇÃO E TENDO COMO OBJETIVO GERAL REFORÇAR A APLICABILIDADE DO ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA (LEI 11.769/08), SEGUINDO AS RESOLUÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AS DIRETRIZES DA BNCC. A ESCOLA ENCONTRA-SE BEM ENVOLVIDA COM O PROJETO, POR ISSO REGISTRA-SE QUE ESTÁ SENDO UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DIGNA DE SER REPASSADA. OS RESULTADOS APONTAM ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E BOA ACEITAÇÃO AS ATIVIDADES VIVENCIADAS. PERCEBEMOS OS ALUNOS MAIS TÍMIDOS SE SOLTANDO E ASSUMINDO SEU POTENCIAL EM SALA DE AULA. ALUNOS COM DIFICULDADE NA ORALIDADE, MELHORANDO A FALA, A COORDENAÇÃO MOTORA SENDO MAIS FORTALECIDA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES RÍTMICAS. E O RELACIONAMENTO ENTRE COLEGAS DE CLASSE SENDO FORTALECIDOS PELAS BRINCADEIRAS CANTADAS E JOGOS MUSICAIS APRESENTADOS. EM TUDO PERCEBEMOS RESULTADOS POSITIVOS COM A EXECUÇÃO DO PROJETO.