A APLICAÇÃO CONSCIENTE DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA, PODE AJUDAR O PROFESSOR A PROPICIAR UM AMBIENTE AGRADÁVEL PARA A APRENDIZAGEM DE DETERMINADOS CONTEÚDOS, PODENDO CONTRIBUIR EM EXPLORAR ALGUNS CONCEITOS, TESTAR CONHECIMENTOS PRÉVIOS E PRINCIPALMENTE DESENVOLVER A AUTOCONFIANÇA DO ALUNO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A PESQUISA TEVE COMO PROPÓSITO DISCUTIR SOBRE NOVAS FORMAS DE SE ENSINAR MATEMÁTICA, PARA ISSO FOI REALIZADA UMA OFICINA, SENDO EXPOSTO MÉTODOS DE ENSINO PARA A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO, COM ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM, A ORGANIZAÇÃO, CONCENTRAÇÃO, ATENÇÃO E RACIOCÍNIO LÓGICO, EVIDENCIANDO TÓPICOS DE MATEMÁTICA, ESTES IMPLÍCITOS NO JOGO DE SHIKAKU QUE PODEM SER TRABALHADOS EM SALA DE AULA PELO PROFESSOR, MOTIVANDO E FACILITANDO O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS, POR CONSEQUÊNCIA DESMISTIFICANDO O ENSINO TRADICIONAL QUE POR DÉCADAS ESTEVE PRESENTE NAS AULAS DE MATEMÁTICA, E INCENTIVANDO AOS FUTUROS PROFESSORES SOBRE A RELEVÂNCIA DE SE PROMOVER UMA AULA DINÂMICA. TEMOS COMO OBJETIVOS: MOSTRAR A VERSATILIDADE DE SE TRABALHAR O JOGO DE SHIKAKU EM SALA, CONFECCIONAR O TABULEIRO USADO NO MESMO, TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO E GEOMETRIA PLANA PRESENTE NO MESMO E O ENSINO DE ESTRATÉGIAS BUSCANDO OBTER MELHORES RESULTADOS. PARA CONSECUÇÃO DOS NOSSOS OBJETIVOS FOI ABORDADA NA OFICINA UMA APRESENTAÇÃO DE SLIDES SOBRE A ORIGEM DO JOGO E COMO ELE FUNCIONA, RETRATANDO COMO O USO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS É UMA BOA OPÇÃO PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM EXPRESSAR SUAS DIFICULDADES E AO MESMO TEMPO POSSAM EXPRESSAR SUAS POTENCIALIDADES.