O PRESENTE ESTUDO CENTRA-SE NO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES QUE SE ENCONTRAM EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA (MSE) DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE MEDIANTE A ADOÇÃO DO PARADIGMA DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL E OS ASPECTOS DESAFIADORES DA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO (UI) DA FUNDAÇÃO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE (CASA). TENDO EM VISTA O PRINCÍPIO DA INCOMPLETUDE INSTITUCIONAL, ESTA POLÍTICA PÚBLICA ENCONTRA-SE VINCULADA À REDE ESTADUAL DE ENSINO, SENDO A EXPRESSÃO DE UMA GARANTIA DE DIREITO AMPARADO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. NESSE CONTEXTO, O PROFESSOR SE DEPARA COM A NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO DOS CONTEÚDOS PREVISTOS A NA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO, FUNDAMENTADA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) À PROPOSTA PEDAGÓGICA DA FUNDAÇÃO CASA E AO CUMPRIMENTO DA MSE. IMPÕE-SE, DENTRE OUTROS, O DESAFIO DE AGREGAR OS CONTEÚDOS DE DUAS OU MAIS SÉRIES E EM UM ÚNICO AMBIENTE DE INTERAÇÃO PEDAGÓGICA EM QUE A QUESTÃO DA SEGURANÇA SE FAZ PRESENTE. PARA FAZER FRENTE A ESSES DESAFIOS, O TRABALHO COM PROJETOS SE CONFIGUROU COMO UMA ESTRATÉGIA INTERESSANTE NA EXPERIÊNCIA DA PESQUISADORA, PROFESSORA NUMA UI. PARA A COMPREENSÃO DA PROBLEMÁTICA FORAM ADOTADAS COMO BASES TEÓRICAS E LEGISLATIVAS AQUELAS QUE TOMAM O DIREITO À EDUCAÇÃO E O DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E AQUELAS QUE DISCUTEM A PEDAGOGIA DE PROJETOS E A PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM EMBASADOS EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DA PESQUISA SOCIAL, COMBINADA COM O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, A ANÁLISE DOCUMENTAL E A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA.