O ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA TEÓRICA ACERCA DOS IMPACTOS DO IDEÁRIO NEOLIBERAL SOBRE A PRÁTICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REALIDADE CONTEMPORÂNEA. TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR OS IMPACTOS DAS PROPOSTAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO, A PARTIR DOS ANOS 90 DO SÉCULO XX. INTENCIONAMOS APRESENTAR DE QUE FORMA PODEMOS VISUALIZAR AS CARACTERÍSTICAS DO NEOLIBERALISMO PRESENTES SEJA NAS FORMULAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ATRAVÉS DE PROGRAMAS E DIRETRIZES CURRICULARES, NOVAS DISCIPLINAS E SISTEMA DE AVALIAÇÕES EM TODOS OS NÍVEIS EDUCACIONAIS, CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA AS CAPACIDADES INDIVIDUAIS DOS ALUNOS, COM ÊNFASE NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DO MERCADO DE TRABALHO. DISCUTIMOS AINDA A SITUAÇÃO DA ESCOLA E DO PROFESSOR NA REALIDADE CAPITALISTA DA GLOBALIZAÇÃO. RESSALTAMOS OS DESAFIOS POSTOS À ESCOLA E À DOCÊNCIA NA SOCIEDADE GLOBALIZADA.