O PRESENTE TRABALHO, PARTE INTEGRANTE DA PESQUISA DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP, COM APOIO DA CAPES, VISA ANALISAR O PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL (PEI) DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SEE-SP) PARA COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS E AS INTENCIONALIDADES DE ACORDO COM AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. A METODOLOGIA UTILIZADA BASEOU-SE NA ANÁLISE DOCUMENTAL EM CONFORMIDADE COM AUTORES QUE TRABALHAM A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. A INSTITUIÇÃO ESCOLA SEMPRE FOI ALVO DE CRÍTICAS PERANTE A SUA EXISTÊNCIA E FUNCIONALIDADE (ASSEGURAR O DIREITO À EDUCAÇÃO), PORÉM, AO LONGO DOS ANOS FOI ATRIBUÍDA DIVERSAS FUNÇÕES À ESCOLA, ASSIM, MUITAS VEZES AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FICAM EM SEGUNDO PLANO, TRAZENDO PREJUÍZOS A QUALIDADE DO ENSINO. NA BUSCA POR MINIMIZAR ESSES PROBLEMAS, O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014 – 2024) DISCORRE NA DIRETRIZ IV E META 6, OFERECER EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM, NO MÍNIMO, 50% DAS ESCOLAS PÚBLICAS, DE FORMA A ATENDER, PELO MENOS 25% DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE MODELO PRIORIZA O AUMENTO DA JORNADA ESCOLAR NA PRÓPRIA UNIDADE OFERECENDO ATIVIDADES REGULARES E COMPLEMENTARES NA MESMA UNIDADE ESCOLAR. ESTE FATOR TEM GERADO A EXPECTATIVA DE AUMENTO DA QUALIDADE DO ENSINO. PORÉM, NÃO PODEMOS AVALIAR A QUALIDADE APENAS PELA EXTENSÃO DO TEMPO, VISTO QUE MUITAS ESCOLAS NÃO TÊM INFRAESTRUTURA ADEQUADA E NEM CORPO DOCENTE CAPACITADO. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE A QUANTIDADE DE HORAS DE PERMANÊNCIA SERIA A QUALIDADE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.