A FORMAÇÃO DOCENTE É TEORIA E PRÁTICA, COMO AFIRMAM CARVALHO (2001; 2012) E PIMENTA (1995; 2005). É NESSE SENTIDO QUE AS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO ESTÃO (OU DEVERIAM ESTAR) CONFIGURADAS NOS DIVERSOS CURSOS DE LICENCIATURA. COM VISTAS A COMPLEMENTAR ESSAS FORMAÇÃO E ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SE APRESENTA COMO UMA ESPAÇO DE APROFUNDAMENTO TEÓRICO, DESENVOLVIMENTO E INSERÇÃO DA/NA PRÁTICA ESCOLAR E, TALVEZ O DIFERENCIAL EM RELAÇÃO ÀS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO, O FOMENTO DA PESQUISA (NO CASO ESPECÍFICO, EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E NO ENSINO DE SOCIOLOGIA). ESSE TRABALHO, FRUTO DAS OBSERVAÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID/SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - GUIADAS PELA ETNOGRAFIA DA PRÁTICA ESCOLAR (ANDRÉ, 2005) -, SE PROPÕES A APRESENTAR UMA REFLEXÃO TEÓRICA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR, APONTAR SEU ELEMENTO AGLUTINADOR - TENDO EM VISTA O DIÁLOGO FEITO ENTRE AS LEITURAS E OS DEBATES PROPORCIONADOS PELO PROGRAMA E AS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO CURSO - E, POR FIM, COMPREENDER, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS, A RELAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA-CAMPO COM A SOCIOLOGIA ENQUANTO DISCIPLINA ESCOLAR. DESSA FORMA, NOTA-SE QUE O PROGRAMA É LOCUS PRIVILEGIADO DE REFLEXÃO E DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL.