Este trabalho foi realizado no Âmbito das discussÕes que ocorreram nos encontros da disciplina de processo didÁtico, planejamento e avaliaÇÃo como forma de debatermos sobre o tema avaliaÇÃo, no caso deste tratamos do campo da educaÇÃo infantil, discorrendo como se dÃo as avaliaÇÕes aplicadas nos alunos, principalmente no primeiro ano do ensino fundamental I. Possuindo o objetivo de analisar exercÍcios avaliativos que sÃo aplicados em alunos dessa esfera, como forma de descobrirmos se estes sÃo satisfatÓrios ou nÃo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O mesmo justifica-se no fato de que as escolas ainda estÃo muito presas Às formas autoritÁrias e conservadoras de avaliaÇÃo, sendo essas representadas atravÉs de uma prova. Dessa forma, expondo provas/avaliaÇÕes que nos levarÃo a uma produÇÃo reflexiva sobre o tema e ainda dialogando com alguns teÓricos, como forma de assegurar o que estamos expondo. Nossas preocupaÇÕes estÃo voltadas À maneira como a escola e professores avaliam seus pequenos. Para a realizaÇÃo do presente artigo, utilizamos como alicerce teÓrico Luckesi (2008), Hoffmann (2009) e Rosemberg (2013), jÁ como material de anÁlise de dados, fizemos usos das avaliaÇÕes de Max (nome fictÍcio), aluno do primeiro ano do ensino fundamental I de uma escola pernambucana. Alguns resultados foram obtidos com a produÇÃo do trabalho, sendo estes de natureza insatisfatÓria, uma vez que nÃo dialogam com o que foi discutido no decorrer na disciplina. Percebemos, portanto, que as escolas ainda estÃo paradas no tempo, estancadas em um sistema de ensino o qual estÁ perpassado por avaliaÇÕes que possuem como objetivo primordial, propiciar uma nota, levando assim, o aluno À reprovaÇÃo ou aprovaÇÃo.