É NECESSÁRIO QUE A ESCOLA ULTRAPASSE FRONTEIRAS E CHEGUE MAIS PRÓXIMO DA COMUNIDADE ESCOLAR DE FORMA QUE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. E NESTE INTERIM, ESTE ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE DESCREVER A PARTICIPAÇÃO DOS MEMBROS DE UMA COMUNIDADE INDÍGENA DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS NO LEVANTAMENTO DAS PLANTAS MEDICINAIS USADAS NA COMUNIDADE. A METODOLOGIA USADA FOI DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS ENVOLVIDOS FORAM OS ALUNOS E SEUS RESPONSÁVEIS DE UMA ESCOLA DA COMUNIDADE. O LEVANTAMENTO FOI VALIDADO PELAS LIDERANÇAS INDÍGENAS, TOTALIZANDO 34 (TRINTA E QUATRO) PLANTAS MEDICINAIS. COM BASE NA CONSTRUÇÃO DE PONTES DE SABERES ENTRE AS GERAÇÕES, POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIA, OPORTUNIZOU E ESTIMULOU O INTERESSE E O APRENDIZADO DE FORMA SIGNIFICATIVA, ALIANDO O CONHECIMENTO POPULAR E A CULTURA LOCAL. ESSA PROPOSIÇÃO ILUMINA AS PERCEPÇÕES DO QUE JÁ SE SABE, CONSTRUINDO O ITINERÁRIO DE SABERES POPULAR E CIENTÍFICO, INCUTINDO A REAL PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE A FIM DE ASSEGURAR O CUMPRIMENTO NO DIREITO À EDUCAÇÃO EFETIVA, TENDO EM VISTA QUE SE SABE QUE, QUANDO A VIVÊNCIA É ALIADA AO ENSINO, O ALUNO SE SENTE MAIS MOTIVADO.