Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA, USO DE JOGOS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62944
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3141
    "inscrito_id" => 4740
    "titulo" => """
      UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA \r\n
      METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO DESCREVE A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA APLICADA EM UMA TURMA DO 8º ANO DE \r\n
      UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA CIDADE DE CUITÉ-PB, NA QUAL TIVEMOS COMO OBJETIVO PROPORCIONAR \r\n
      AOS ALUNOS UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO INTERLIGADO COM DIVERSÃO, EM QUE, OS ALUNOS CONSEGUEM\r\n
      DESENVOLVER UM PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO USO DE JOGOS. OS JOGOS \r\n
      VIERAM A DEMONSTRAR GRANDES RESULTADOS POSITIVOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, POIS FOI VISTO QUE, O \r\n
      SIMPLES ATO DE REALIZAR UM JOGO, CONTANTO QUE ESSE JOGO SEJA BEM PLANEJADO, POR SI SÓ JÁ ATRAI A ATENÇÃO \r\n
      E O INTERESSE DOS ALUNOS. FOI ELABORADO E TRABALHADO COM OS ALUNOS UM JOGO DENOMINADO "CORRIDA \r\n
      GEOMÉTRICA" ONDE OS PARTICIPANTES TERIAM QUE PENSAR, REALIZAR ESTRATÉGIAS E RESPONDER ALGUMAS \r\n
      PERGUNTAS PARA CONSEGUIR AVANÇAR NO TABULEIRO. O JOGO CONTRIBUIU DENTRE OUTRAS COISAS, PARA SANAR \r\n
      ALGUMAS DÚVIDAS RESTANTES EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ABORDADO. AO FINAL DA ATIVIDADE, FOI POSSÍVEL \r\n
      PERCEBER UM BOM DOMÍNIO DO CONTEÚDO DA MAIORIA DOS ALUNOS E QUE A ATIVIDADE FOI BASTANTE PRODUTIVA, \r\n
      COMPROVANDO QUE O JOGO É UMA EXCELENTE FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA, USO DE JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID4740_13092019082922.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DE SOUSA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANTÔNIO"
    "autor_email" => "a.marcos92793@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITÉ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62944
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3141
    "inscrito_id" => 4740
    "titulo" => """
      UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA \r\n
      METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRIA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO DESCREVE A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA APLICADA EM UMA TURMA DO 8º ANO DE \r\n
      UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA CIDADE DE CUITÉ-PB, NA QUAL TIVEMOS COMO OBJETIVO PROPORCIONAR \r\n
      AOS ALUNOS UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO INTERLIGADO COM DIVERSÃO, EM QUE, OS ALUNOS CONSEGUEM\r\n
      DESENVOLVER UM PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO USO DE JOGOS. OS JOGOS \r\n
      VIERAM A DEMONSTRAR GRANDES RESULTADOS POSITIVOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, POIS FOI VISTO QUE, O \r\n
      SIMPLES ATO DE REALIZAR UM JOGO, CONTANTO QUE ESSE JOGO SEJA BEM PLANEJADO, POR SI SÓ JÁ ATRAI A ATENÇÃO \r\n
      E O INTERESSE DOS ALUNOS. FOI ELABORADO E TRABALHADO COM OS ALUNOS UM JOGO DENOMINADO "CORRIDA \r\n
      GEOMÉTRICA" ONDE OS PARTICIPANTES TERIAM QUE PENSAR, REALIZAR ESTRATÉGIAS E RESPONDER ALGUMAS \r\n
      PERGUNTAS PARA CONSEGUIR AVANÇAR NO TABULEIRO. O JOGO CONTRIBUIU DENTRE OUTRAS COISAS, PARA SANAR \r\n
      ALGUMAS DÚVIDAS RESTANTES EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ABORDADO. AO FINAL DA ATIVIDADE, FOI POSSÍVEL \r\n
      PERCEBER UM BOM DOMÍNIO DO CONTEÚDO DA MAIORIA DOS ALUNOS E QUE A ATIVIDADE FOI BASTANTE PRODUTIVA, \r\n
      COMPROVANDO QUE O JOGO É UMA EXCELENTE FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA, USO DE JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID4740_13092019082922.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DE SOUSA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANTÔNIO"
    "autor_email" => "a.marcos92793@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS CUITÉ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO DESCREVE A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA APLICADA EM UMA TURMA DO 8º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA CIDADE DE CUITÉ-PB, NA QUAL TIVEMOS COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS ALUNOS UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO INTERLIGADO COM DIVERSÃO, EM QUE, OS ALUNOS CONSEGUEM DESENVOLVER UM PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE A MATEMÁTICA ATRAVÉS DO USO DE JOGOS. OS JOGOS VIERAM A DEMONSTRAR GRANDES RESULTADOS POSITIVOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, POIS FOI VISTO QUE, O SIMPLES ATO DE REALIZAR UM JOGO, CONTANTO QUE ESSE JOGO SEJA BEM PLANEJADO, POR SI SÓ JÁ ATRAI A ATENÇÃO E O INTERESSE DOS ALUNOS. FOI ELABORADO E TRABALHADO COM OS ALUNOS UM JOGO DENOMINADO "CORRIDA GEOMÉTRICA" ONDE OS PARTICIPANTES TERIAM QUE PENSAR, REALIZAR ESTRATÉGIAS E RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS PARA CONSEGUIR AVANÇAR NO TABULEIRO. O JOGO CONTRIBUIU DENTRE OUTRAS COISAS, PARA SANAR ALGUMAS DÚVIDAS RESTANTES EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO ABORDADO. AO FINAL DA ATIVIDADE, FOI POSSÍVEL PERCEBER UM BOM DOMÍNIO DO CONTEÚDO DA MAIORIA DOS ALUNOS E QUE A ATIVIDADE FOI BASTANTE PRODUTIVA, COMPROVANDO QUE O JOGO É UMA EXCELENTE FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.