O INÍCIO DA DOCÊNCIA É UMA FASE MARCADA POR DILEMAS E TENSÕES, MAS AO MESMO TEMPO POR DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROPOSTO PELA CAPES PARA O APERFEIÇOAMENTO E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TEM POR FINALIDADE APOIAR A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA. O ESTUDO EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO CARACTERIZAR SABERES E COMPETÊNCIAS ADQUIRIDOS NO PIBID QUE INTEGRAM O FAZER PROFISSIONAL DO PROFESSOR INICIANTE NO CONTEXTO ESCOLAR. O APORTE TEÓRICO ESTÁ BASEADO NAS CONCEPÇÕES DE TARDIF (2014) FRANÇA-CARVALHO (2013), GONÇALVES (2007), GARCIA(1999) ENTRE OUTROS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, TIPO ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM ETNOMETODOLÓGICA (COULON, 1995). O LÓCUS DA PESQUISA FOI O CENTRO DE ENSINO INTEGRADO JACIRA DE OLIVEIRA E SILVA. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM O PROFESSOR INICIANTE, EGRESSO DO PIBID, O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O DIRETOR GERAL. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZAMOS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÃO APLICADO AOS PARTICIPANTES. OS RESULTADOS APONTAM PARA UM PROGRAMA QUE VEM CONTRIBUINDO SIGNIFICATIVAMENTE NA FORMAÇÃO AO DIRECIONAR AÇÕES E PRÁTICAS FORMATIVAS QUE CONTRIBUEM PARA A INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS BOLSISTAS AO OPORTUNIZAR SABERES E COMPETÊNCIAS QUE SÃO RELEVANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.