COM O PROGRESSIVO INTERESSE PELA JUVENTUDE E ADOLESCÊNCIA NO PAÍS E COM O AUMENTO DA SUA EXPOSIÇÃO NA MÍDIA E NOS DEBATES PÚBLICOS, COMEÇAM A SURGIR NOVAS FORMAS DE OLHAR PARA ESSE PÚBLICO E PARA A SUA PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE. DIANTE DO CENÁRIO DA PRECARIZAÇÃO DO INGRESSO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO, O PRESENTE ESTUDO POSSUI COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS NO PRIMEIRO EMPREGO DE JOVENS APRENDIZES, E COMO OBJETIVO ESPECIFICO IDENTIFICAR O PAPEL DA ESCOLA NESSA DEMANDA. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 30 JOVENS APRENDIZES RESIDENTES DE UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO. PARA TANTO, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO SÓCIODEMOGRÁFICO E UMA ENTREVISTA QUALITATIVA, ANALISADA PELA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. NOS RESULTADOS, DESTACA-SE QUE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PRIMEIRO EMPREGO SÃO: FALTA DE EXPERIÊNCIA E INSEGURANÇA NA ADAPTAÇÃO DE ALGUMAS SITUAÇÕES DE TRABALHO. RESSALTA-SE QUE AS QUESTÕES DO MERCADO DE TRABALHO PODEM ESTAR PRESENTES NA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR PARA ATENDER OS DESAFIOS DOS JOVENS QUE ESTUDAM E TRABALHAM E AQUELES QUE PRECISAM ESTAR MAIS PREPARADOS PARA A TRANSIÇÃO ESCOLA-TRABALHO.