A ADOLESCÊNCIA APRESENTA-SE COMO MOMENTO DE TRANSFORMAÇÕES E DESCOBERTAS, AO MESMO TEMPO, ACARRETA EM MAIORES RESPONSABILIDADES PESSOAIS E SOBRE O CORPO, EM ESPECIAL NO TOCANTE À SEXUALIDADE. DIANTE DESTA PREOCUPAÇÃO DESENVOLVEMOS UM PROJETO ESCOLAR, COM CINCO PROFESSORES DE CIÊNCIAS E 180 ALUNOS DO OITAVO ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL, APOIADO NA ABORDAGEM DE ENSINO CTS, INTITULADO “ADOLESCER E VIVER COM QUALIDADE, RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE!”, COM OBJETIVO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS A TOMADA DE CONSCIÊNCIA, DE FORMA RESPONSÁVEL, VALORIZANDO HÁBITOS E ATITUDES QUE CONTRIBUAM À SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA, DESPERTANDO UMA CONSCIÊNCIA DE SOLIDARIEDADE. UTILIZAMOS A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO, COMO CENÁRIO PARA O ESTUDO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE REPRODUÇÃO HUMANA. A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ESTEVE APOIADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, DE DELIZOICOV E ANGOTTI. AO SISTEMATIZARMOS OS DADOS COLETADOS NA PESQUISA IDENTIFICAMOS SEIS CATEGORIAS DE ANÁLISE: ENTUSIASMO E INTERESSE EM APRENDER; SENSIBILIDADE AO PROBLEMA; EXPRESSÃO CRÍTICA DE OPINIÃO; PENSAMENTO LÓGICO E RACIONAL PARA RESOLVER PROBLEMAS REAIS; TOMADA DE DECISÕES COM ATITUDE CRÍTICA E INTERESSE EM ATUAR EM QUESTÕES SOCIAIS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM INDÍCIOS DE DESENVOLVIMENTO DE FORMAÇÃO CIDADÃ PELOS ESTUDANTES E CONFIRMARAM A CONTRIBUIÇÃO DA ABORDAGEM CTS COMO FERRAMENTA VÁLIDA À FORMAÇÃO CIDADÃ CRÍTICA DESSES ESTUDANTES, CONTRIBUINDO PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO DOS MESMOS.