ABORDAGEM CTS FOMENTANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SAÚDE E SOLIDARIEDADE ENTRE ADOLESCENTES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58910 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1314 "inscrito_id" => 7181 "titulo" => "ABORDAGEM CTS FOMENTANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SAÚDE E SOLIDARIEDADE ENTRE ADOLESCENTES" "resumo" => "A ADOLESCÊNCIA APRESENTA-SE COMO MOMENTO DE TRANSFORMAÇÕES E DESCOBERTAS, AO MESMO TEMPO, ACARRETA EM MAIORES RESPONSABILIDADES PESSOAIS E SOBRE O CORPO, EM ESPECIAL NO TOCANTE À SEXUALIDADE. DIANTE DESTA PREOCUPAÇÃO DESENVOLVEMOS UM PROJETO ESCOLAR, COM CINCO PROFESSORES DE CIÊNCIAS E 180 ALUNOS DO OITAVO ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL, APOIADO NA ABORDAGEM DE ENSINO CTS, INTITULADO “ADOLESCER E VIVER COM QUALIDADE, RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE!”, COM OBJETIVO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS A TOMADA DE CONSCIÊNCIA, DE FORMA RESPONSÁVEL, VALORIZANDO HÁBITOS E ATITUDES QUE CONTRIBUAM À SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA, DESPERTANDO UMA CONSCIÊNCIA DE SOLIDARIEDADE. UTILIZAMOS A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO, COMO CENÁRIO PARA O ESTUDO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE REPRODUÇÃO HUMANA. A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ESTEVE APOIADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, DE DELIZOICOV E ANGOTTI. AO SISTEMATIZARMOS OS DADOS COLETADOS NA PESQUISA IDENTIFICAMOS SEIS CATEGORIAS DE ANÁLISE: ENTUSIASMO E INTERESSE EM APRENDER; SENSIBILIDADE AO PROBLEMA; EXPRESSÃO CRÍTICA DE OPINIÃO; PENSAMENTO LÓGICO E RACIONAL PARA RESOLVER PROBLEMAS REAIS; TOMADA DE DECISÕES COM ATITUDE CRÍTICA E INTERESSE EM ATUAR EM QUESTÕES SOCIAIS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM INDÍCIOS DE DESENVOLVIMENTO DE FORMAÇÃO CIDADÃ PELOS ESTUDANTES E CONFIRMARAM A CONTRIBUIÇÃO DA ABORDAGEM CTS COMO FERRAMENTA VÁLIDA À FORMAÇÃO CIDADÃ CRÍTICA DESSES ESTUDANTES, CONTRIBUINDO PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO DOS MESMOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO PARA SAÚDE, LETRAMENTO CIENTÍFICO, ABORDAGEM CTS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7181_13082019111038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NELBA TANIA GOMES PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "NELBA PINHEIRO" "autor_email" => "nt.pinheiro@hotmail.com" "autor_ies" => "ETRB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58910 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1314 "inscrito_id" => 7181 "titulo" => "ABORDAGEM CTS FOMENTANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SAÚDE E SOLIDARIEDADE ENTRE ADOLESCENTES" "resumo" => "A ADOLESCÊNCIA APRESENTA-SE COMO MOMENTO DE TRANSFORMAÇÕES E DESCOBERTAS, AO MESMO TEMPO, ACARRETA EM MAIORES RESPONSABILIDADES PESSOAIS E SOBRE O CORPO, EM ESPECIAL NO TOCANTE À SEXUALIDADE. DIANTE DESTA PREOCUPAÇÃO DESENVOLVEMOS UM PROJETO ESCOLAR, COM CINCO PROFESSORES DE CIÊNCIAS E 180 ALUNOS DO OITAVO ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL, APOIADO NA ABORDAGEM DE ENSINO CTS, INTITULADO “ADOLESCER E VIVER COM QUALIDADE, RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE!”, COM OBJETIVO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS A TOMADA DE CONSCIÊNCIA, DE FORMA RESPONSÁVEL, VALORIZANDO HÁBITOS E ATITUDES QUE CONTRIBUAM À SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA, DESPERTANDO UMA CONSCIÊNCIA DE SOLIDARIEDADE. UTILIZAMOS A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO, COMO CENÁRIO PARA O ESTUDO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE REPRODUÇÃO HUMANA. A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ESTEVE APOIADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, DE DELIZOICOV E ANGOTTI. AO SISTEMATIZARMOS OS DADOS COLETADOS NA PESQUISA IDENTIFICAMOS SEIS CATEGORIAS DE ANÁLISE: ENTUSIASMO E INTERESSE EM APRENDER; SENSIBILIDADE AO PROBLEMA; EXPRESSÃO CRÍTICA DE OPINIÃO; PENSAMENTO LÓGICO E RACIONAL PARA RESOLVER PROBLEMAS REAIS; TOMADA DE DECISÕES COM ATITUDE CRÍTICA E INTERESSE EM ATUAR EM QUESTÕES SOCIAIS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM INDÍCIOS DE DESENVOLVIMENTO DE FORMAÇÃO CIDADÃ PELOS ESTUDANTES E CONFIRMARAM A CONTRIBUIÇÃO DA ABORDAGEM CTS COMO FERRAMENTA VÁLIDA À FORMAÇÃO CIDADÃ CRÍTICA DESSES ESTUDANTES, CONTRIBUINDO PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO DOS MESMOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO PARA SAÚDE, LETRAMENTO CIENTÍFICO, ABORDAGEM CTS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7181_13082019111038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NELBA TANIA GOMES PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "NELBA PINHEIRO" "autor_email" => "nt.pinheiro@hotmail.com" "autor_ies" => "ETRB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }