A AVALIAÇÃO FORMATIVA CARACTERIZA-SE COMO UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA QUE ACOMPANHA A EVOLUÇÃO DOS ALUNOS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PROPORCIONANDO AO PROFESSOR A IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E A MODIFICAÇÃO DAS METODOLOGIAS E ESTRUTURAS DE ENSINO PARA GARANTIR QUE A APRENDIZAGEM OCORRA DE MANEIRA SATISFATÓRIA PARA TODOS OS EDUCANDOS. ESTE ESTUDO POSSUI COMO PRINCIPAL OBJETIVO FAZER UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ESTUDOS CIENTÍFICOS QUE APRESENTEM A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO DA INVESTIGAÇÃO, PARECEU-NOS ADEQUADA A UTILIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, DESCRITIVA E INTERPRETATIVA. NESTE ESTUDO APRESENTAMOS O CONCEITO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA; AS FUNÇÕES DESSA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO: INFORMAÇÃO, FEEDBACK, E A REGULAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; E AS ESTRATÉGIAS DA PRÁTICA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA: PONTUAL E CONTÍNUA.