ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, E ESPECIFICAMENTE IDENTIFICAR A RELEVÂNCIA DOS FAMILIARES/PESSOAS PRÓXIMAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE QUIXABA-PB. POSSIVELMENTE, HÁ POUCA PARTICIPAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS ADULTOS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR. JUSTIFICA-SE QUE A PESQUISA TENDE A SER UM PARÂMETRO PARA QUE, DE ALGUMA FORMA, POSSAMOS DESCOBRIR OS MOTIVOS QUE LEVAM AS FAMÍLIAS A SE AUSENTARAM DA ESCOLA PARÁ ISSO, UTILIZAMOS UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, BASEADA EM AUTORES QUE ENFOCAM A TEMÁTICA EM ESTUDO É QUANTITATIVA O QUAL REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CAMPO EM QUE FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS AOS PARTICIPANTES- FAMÍLIA E DOCENTES DESTA COMUNIDADE. AO REALIZAR O ESTUDO PERCEBEMOS QUE AS FAMÍLIAS SABEM QUE DESEMPENHAM UM PAPEL IMPORTANTE NA VIDA DO EDUCANDO, ENTRETANTO HÁ POUCA PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS NO ÂMBITO ESCOLAR, CAUSANDO UM IMPACTO NEGATIVO NO ENSINO- APRENDIZAGEM