ESTE TEXTO DESCREVE A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE ALUNAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), DESTACANDO A CONTRIBUIÇÃO DESSA ATIVIDADE PARA O SEU PROCESSO FORMATIVO. O ESTÁGIO ACONTECEU NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2017, SOB A SUPERVISÃO DA PROFESSORA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFC. A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DESCRITA NESTE TRABALHO POSSIBILITOU PARA AS ESTAGIÁRIAS, ENQUANTO PROFESSORAS EM FORMAÇÃO, A ELABORAÇÃO DE DIVERSOS SABERES RELACIONADOS À DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE ENSINO E A REFLEXÃO CONSTANTE SOBRE A COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA CONSTITUI-SE, PORTANTO, COMO UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA E DE GRANDE RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE, POIS PERMITE UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL E PROMOVE A AQUISIÇÃO DE SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS CONCERNENTES À DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR.