O ARTIGO PROPÕE UMA DISCUSSÃO SOBRE A DESVALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE QUE É APRESENTADA PELAS MÍDIAS DIGITAIS ATUAIS. ESTAS PRODUZEM UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES SOBRE O SER PROFESSOR. TEMOS COMO OBJETIVO COMPREENDER ESTE CONJUNTO DE INFORMAÇÕES E O PORQUÊ DA RECORRÊNCIA DESSA DESVALORIZAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO NEGATIVA DA PROFISSÃO DOCENTE, BUSCANDO ANALISAR COMO ALGUNS VEÍCULOS MIDIÁTICOS CONSTROEM DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE ESSE CONTEXTO DE DESPRESTÍGIO SOBRE A CAREIRA NO MAGISTÉRIO. PARA A CONSTRUÇÃO DESSE MATERIAL FIZEMOS UMA PESQUISA EM ALGUNS SÍTIOS DIGITAIS, TAIS COMO SITES DE PORTAIS JORNALÍSTICOS, BLOGS E PÁGINAS DE EMPRESAS LIGADAS AO SETOR EDUCACIONAL, CONSIDERADAS COMO VEÍCULOS INFORMATIVOS QUE SE AMPLIARAM SIGNIFICATIVAMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS. NESSE SENTIDO, OBSERVAMOS QUE A DESVALORIZAÇÃO DO OFICIO
DE PROFESSOR PASSA POR UMA OUTRA POSSIBILIDADE INTERPRETATIVA DIANTE NOVAS CONFIGURAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, CULTURAIS E POLÍTICAS QUE SE (TRANS)FORMAM COM O PASSAR DO TEMPO. PARA TANTO, DIÁLOGOS ESTABELECIDOS COM LE GOFF (1999), SAVIANE (2011) E VILLA (1998) FORAM FUNDAMENTAIS PARA ATINGIRMOS OS OBJETIVOS DO TRABALHO.