O LETRAMENTO MIDIÁTICO E A PRODUÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR: CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DO PROTAGONISMO JUVENIL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61466 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 906 "inscrito_id" => 7325 "titulo" => "O LETRAMENTO MIDIÁTICO E A PRODUÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR: CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DO PROTAGONISMO JUVENIL" "resumo" => "TRAÇAMOS, COMO OBJETIVO PARA ESTE ARTIGO, ANALISAR O EXERCÍCIO DO PROTAGONISMO JUVENIL QUANTO ÀS AÇÕES DE LETRAMENTO MIDIÁTICO NA PRODUÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO MENCIONADO, ADOTAMOS OS CONCEITOS DE BUCKINGHAM (2010) SOBRE O LETRAMENTO MIDIÁTICO, ASSIM COMO AS ABORDAGENS DE BALTAR (2010) E DE BONINI (2011) SOBRE O JORNAL ESCOLAR E DE RIBAS JÚNIOR (2004) SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL. SENDO UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO ETNOGRÁFICO, UTILIZAMOS COMO TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE DADOS: A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CLUBE DO JORNAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA, NO CEARÁ; A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM DOIS MEMBROS PERTENCENTES A CARGOS DE GESTÃO DO CLUBE E AS CARTAS PESSOAIS REDIGIDAS POR PARTE DE SEUS INTEGRANTES. COMO RESULTADOS, ANALISAMOS QUE O PROTAGONISMO JUVENIL, DURANTE A PRODUÇÃO DO JORNAL ESCOLAR NA INSTITUIÇÃO EM ESTUDO, ESTÁ PRESENTE EM DIVERSAS ATIVIDADES DE LETRAMENTO MIDIÁTICO, COMO: NA REALIZAÇÃO DE REUNIÕES, NA ESCOLHA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS PARA A EDIÇÃO, NA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE HIERARQUIA, NA ESCOLHA DE FUNÇÃO POR CADA INTEGRANTE, NO LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PARA A ESCRITA DOS TEXTOS ETC. CONCLUÍMOS, NO ENTANTO, QUE O EXERCÍCIO DESSE PROTAGONISMO É MUITO INTUITIVO, POIS FALTA UMA EFETIVA CONSCIÊNCIA DESSES ESTUDANTES QUANTO ÀS REALIZAÇÕES QUE ELES EMPREENDEM. ISSO OCORRE PORQUE OS PROFESSORES E OS GESTORES DESSA ESCOLA NÃO ASSESSORAM SIGNIFICATIVAMENTE AS APRENDIZAGENS LINGUÍSTICAS, DISCURSIVAS E PEDAGÓGICAS QUE PODERIAM OCORRER COM AS PRÁTICAS DESSE PROTAGONISMO, MORMENTE, EM RELAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO MIDIÁTICO, JORNAL ESCOLAR, PROTAGONISMO JUVENIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID7325_04082019191534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE BEZERRA MESQUITA DUTRA" "autor_nome_curto" => "GISELLE DUTRA" "autor_email" => "gibmdutra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61466 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 906 "inscrito_id" => 7325 "titulo" => "O LETRAMENTO MIDIÁTICO E A PRODUÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR: CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DO PROTAGONISMO JUVENIL" "resumo" => "TRAÇAMOS, COMO OBJETIVO PARA ESTE ARTIGO, ANALISAR O EXERCÍCIO DO PROTAGONISMO JUVENIL QUANTO ÀS AÇÕES DE LETRAMENTO MIDIÁTICO NA PRODUÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO MENCIONADO, ADOTAMOS OS CONCEITOS DE BUCKINGHAM (2010) SOBRE O LETRAMENTO MIDIÁTICO, ASSIM COMO AS ABORDAGENS DE BALTAR (2010) E DE BONINI (2011) SOBRE O JORNAL ESCOLAR E DE RIBAS JÚNIOR (2004) SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL. SENDO UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO ETNOGRÁFICO, UTILIZAMOS COMO TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE DADOS: A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CLUBE DO JORNAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA, NO CEARÁ; A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM DOIS MEMBROS PERTENCENTES A CARGOS DE GESTÃO DO CLUBE E AS CARTAS PESSOAIS REDIGIDAS POR PARTE DE SEUS INTEGRANTES. COMO RESULTADOS, ANALISAMOS QUE O PROTAGONISMO JUVENIL, DURANTE A PRODUÇÃO DO JORNAL ESCOLAR NA INSTITUIÇÃO EM ESTUDO, ESTÁ PRESENTE EM DIVERSAS ATIVIDADES DE LETRAMENTO MIDIÁTICO, COMO: NA REALIZAÇÃO DE REUNIÕES, NA ESCOLHA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS PARA A EDIÇÃO, NA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE HIERARQUIA, NA ESCOLHA DE FUNÇÃO POR CADA INTEGRANTE, NO LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PARA A ESCRITA DOS TEXTOS ETC. CONCLUÍMOS, NO ENTANTO, QUE O EXERCÍCIO DESSE PROTAGONISMO É MUITO INTUITIVO, POIS FALTA UMA EFETIVA CONSCIÊNCIA DESSES ESTUDANTES QUANTO ÀS REALIZAÇÕES QUE ELES EMPREENDEM. ISSO OCORRE PORQUE OS PROFESSORES E OS GESTORES DESSA ESCOLA NÃO ASSESSORAM SIGNIFICATIVAMENTE AS APRENDIZAGENS LINGUÍSTICAS, DISCURSIVAS E PEDAGÓGICAS QUE PODERIAM OCORRER COM AS PRÁTICAS DESSE PROTAGONISMO, MORMENTE, EM RELAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO MIDIÁTICO, JORNAL ESCOLAR, PROTAGONISMO JUVENIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID7325_04082019191534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE BEZERRA MESQUITA DUTRA" "autor_nome_curto" => "GISELLE DUTRA" "autor_email" => "gibmdutra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }