TRAÇAMOS, COMO OBJETIVO PARA ESTE ARTIGO, ANALISAR O EXERCÍCIO DO PROTAGONISMO JUVENIL QUANTO ÀS AÇÕES DE LETRAMENTO MIDIÁTICO NA PRODUÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO MENCIONADO, ADOTAMOS OS CONCEITOS DE BUCKINGHAM (2010) SOBRE O LETRAMENTO MIDIÁTICO, ASSIM COMO AS ABORDAGENS DE BALTAR (2010) E DE BONINI (2011) SOBRE O JORNAL ESCOLAR E DE RIBAS JÚNIOR (2004) SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL. SENDO UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO ETNOGRÁFICO, UTILIZAMOS COMO TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE DADOS: A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CLUBE DO JORNAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA, NO CEARÁ; A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM DOIS MEMBROS PERTENCENTES A CARGOS DE GESTÃO DO CLUBE E AS CARTAS PESSOAIS REDIGIDAS POR PARTE DE SEUS INTEGRANTES. COMO RESULTADOS, ANALISAMOS QUE O PROTAGONISMO JUVENIL, DURANTE A PRODUÇÃO DO JORNAL ESCOLAR NA INSTITUIÇÃO EM ESTUDO, ESTÁ PRESENTE EM DIVERSAS ATIVIDADES DE LETRAMENTO MIDIÁTICO, COMO: NA REALIZAÇÃO DE REUNIÕES, NA ESCOLHA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS PARA A EDIÇÃO, NA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE HIERARQUIA, NA ESCOLHA DE FUNÇÃO POR CADA INTEGRANTE, NO LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PARA A ESCRITA DOS TEXTOS ETC. CONCLUÍMOS, NO ENTANTO, QUE O EXERCÍCIO DESSE PROTAGONISMO É MUITO INTUITIVO, POIS FALTA UMA EFETIVA CONSCIÊNCIA DESSES ESTUDANTES QUANTO ÀS REALIZAÇÕES QUE ELES EMPREENDEM. ISSO OCORRE PORQUE OS PROFESSORES E OS GESTORES DESSA ESCOLA NÃO ASSESSORAM SIGNIFICATIVAMENTE AS APRENDIZAGENS LINGUÍSTICAS, DISCURSIVAS E PEDAGÓGICAS QUE PODERIAM OCORRER COM AS PRÁTICAS DESSE PROTAGONISMO, MORMENTE, EM RELAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA.