ESSE TRABALHO ABORDA A APLICAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO FEITA NO EEMTI ESTADO DO AMAZONAS, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, NA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. A AÇÃO FOI REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. O OBJETIVO DO TRABALHO É AJUDAR OS ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEÚDO DE CLIMATOLOGIA E DIALOGAR O CONTEÚDO JUNTO DA REALIZAÇÃO DO JOGO CHAMADO DE “REPOLHO CLIMATOLÓGICO”. NA METODOLOGIA, FOI PENSADA A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FOI UTILIZADO OS MATERIAIS DE FOLHAS E IMPRESSÃO DESSAS COM PERGUNTAS SOBRE O CONTEÚDO, ALÉM DE AULAS EM QUE O CONTEÚDO PRESENTE NO JOGO FOI MELHOR EXPLANADO. NA PARTE DO DESENVOLVIMENTO, PODE-SE PERCEBER A DEVIDA REALIZAÇÃO DO JOGO NA ESCOLA E TODOS OS PROCESSOS PRESENTES, ALÉM DE POSSUIR A SEPARAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE A EXPLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS OS QUAIS SERIAM ABORDADOS E A APLICAÇÃO DO LÚDICO. OS RESULTADOS VISTOS NESSA ATIVIDADE CONSEGUEM REPRESENTAR O QUANTO ELA FOI PROVEITOSA AOS ESTUDANTES DA ESCOLA E AOS BOLSISTAS, ADEMAIS, O LÚDICO MOSTROU-SE EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS INDIVÍDUOS E PROPORCIONOU MAIOR ENTENDIMENTO SOBRE O TEMA DE CLIMATOLOGIA. AO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O QUE FOI RELEVANTE NA ATIVIDADE, TEMOS A PARTICIPAÇÃO E O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES, ALÉM DA APROXIMAÇÃO DO COTIDIANO DELES COM O CONTEÚDO TRABALHADO, DEMONSTRANDO O QUANTO A ATIVIDADE FOI IMPORTANTE AOS ENVOLVIDOS A RESPEITO DOS APRENDIZADOS APREENDIDOS POR TODOS.