PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS GESTORES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62050 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4279 "inscrito_id" => 11845 "titulo" => "PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS GESTORES" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA REFLEXÃO ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARÁ, NO PERÍODO ENTRE 2015 E 2018, A PARTIR DA FALA DO EX SECRETÁRIO DE ENSINO (GESTÃO 2015 A 2018) E O ATUAL COORDENADOR DO CENTRO DE FORMAÇÃO, AMBOS DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CORRELACIONADO À ANÁLISE DAS METAS 15, 16, 17 E 18 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014/2024 E PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (2014 /2024). O ARTIGO É DE CARÁTER QUALITATIVO E COM O EMPREGO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTA SEMI- ESTRUTURADA. OS PRINCIPAIS TEÓRICOS DE REFERÊNCIA PARA ANÁLISE SÃO: ARROYO E GOMES (2017), AGUM, RISCADO E MENEZES (2015), GATTI (2013) E DINIZ-PEREIRA (2011). A PARTIR DAS ANÁLISES DOS AVANÇOS E ENTRAVES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO PERCEBE- SE O SIGNIFICATIVO ATRELAMENTO E DEPENDÊNCIA AO CAPITAL FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL PARA CUMPRIMENTO DAS METAS EDUCACIONAIS ESTABELECIDAS NOS PLANOS PARA FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES E QUE AINDA NÃO FORAM CUMPRIDAS EM SUA TOTALIDADE NO ESTADO DO PARÁ. CONCLUI-SE QUE DECISÕES TOMADAS EM GABINETES E A SUPERVALORIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO CAUSA ÚNICA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DISTANCIAM- SE DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO COM EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTORES PÚBLICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11845_26092019141008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGOR BELO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IGOR BELO" "autor_email" => "ped_igorbelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62050 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4279 "inscrito_id" => 11845 "titulo" => "PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS GESTORES" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA REFLEXÃO ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARÁ, NO PERÍODO ENTRE 2015 E 2018, A PARTIR DA FALA DO EX SECRETÁRIO DE ENSINO (GESTÃO 2015 A 2018) E O ATUAL COORDENADOR DO CENTRO DE FORMAÇÃO, AMBOS DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CORRELACIONADO À ANÁLISE DAS METAS 15, 16, 17 E 18 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014/2024 E PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (2014 /2024). O ARTIGO É DE CARÁTER QUALITATIVO E COM O EMPREGO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTA SEMI- ESTRUTURADA. OS PRINCIPAIS TEÓRICOS DE REFERÊNCIA PARA ANÁLISE SÃO: ARROYO E GOMES (2017), AGUM, RISCADO E MENEZES (2015), GATTI (2013) E DINIZ-PEREIRA (2011). A PARTIR DAS ANÁLISES DOS AVANÇOS E ENTRAVES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO PERCEBE- SE O SIGNIFICATIVO ATRELAMENTO E DEPENDÊNCIA AO CAPITAL FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL PARA CUMPRIMENTO DAS METAS EDUCACIONAIS ESTABELECIDAS NOS PLANOS PARA FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES E QUE AINDA NÃO FORAM CUMPRIDAS EM SUA TOTALIDADE NO ESTADO DO PARÁ. CONCLUI-SE QUE DECISÕES TOMADAS EM GABINETES E A SUPERVALORIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO CAUSA ÚNICA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DISTANCIAM- SE DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO COM EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTORES PÚBLICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11845_26092019141008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGOR BELO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IGOR BELO" "autor_email" => "ped_igorbelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }