ESTE TRABALHO É FRUTO DO ATUAL PROCESSO DE PESQUISA NO MESTRADO EM ENSINO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (POSENSINO), ASSOCIAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA) E INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). EM ANDAMENTO, ESTA INVESTIGAÇÃO BUSCA REALIZAR UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO DA REDE CEARENSE. PRODUZIMOS COM UMA VISÃO PÓS-ESTRUTURALISTA, SENDO ESCOPO TEÓRICO-METODOLÓGICO O CICLO DE POLÍTICAS. PROPÕE-SE UTILIZAR UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA, COM TRÊS ABORDAGENS DE CONSTRUÇÃO DE DADOS: ANÁLISE DOCUMENTAL, OBSERVAÇÕES IN LOCO E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA; E UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA, EM UMA ANÁLISE ATENCIOSA DOS RESULTADOS NUMÉRICOS DA ESCOLA INVESTIGADA. NA REDE ESTADUAL CEARENSE, HÁ UMA TRAJETÓRIA RECENTE DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL. A PROPOSTA É UMA ESCOLA QUE CONTEMPLE A TODOS OS JOVENS E SEUS DIFERENTES PROJETOS DE VIDA. NESSA DIREÇÃO, CADA ESCOLA CONSTRÓI SEU PRÓPRIO PROJETO DE TEMPO INTEGRAL, A PARTIR DE UM AMPLO DEBATE COM A COMUNIDADE ESCOLAR, SENDO UMA DAS PRINCIPAIS PREMISSAS: UMA ESCOLA CONSTRUÍDA PARA (E COM) OS JOVENS. SABEMOS, NO ENTANTO, QUE A POLÍTICA EM SI É CONSTRUÍDA NA PRÁTICA, NOS DISTANCIANDO CADA VEZ MAIS DA IDEIA DE IMPLANTAÇÃO. PORTANTO, HÁ MUITAS VEZES UM ABISMO DE ACONTECIMENTOS ENTRE A POLÍTICA ENQUANTO TEXTO E A POLÍTICA ENQUANTO PRÁTICA, SENDO ESTA ÚLTIMA, E SUAS TRANSFORMAÇÕES, OBJETO DAS SEGUINTES DISCUSSÕES E RESULTADOS A SEREM CONTEMPLADOS NO TRABALHO DE PESQUISA AQUI APRESENTADO.