AO LONGO DE TODA HISTÓRIA, O SER HUMANO FOI SE ADAPTANDO AS MUDANÇAS QUE CADA PERÍODO TRAZIA CONSIGO. NO SÉCULO XXI, COM A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E COM A ERA DO BOMBARDEAMENTO DE INFORMAÇÕES, FAZ-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO NÃO SÓ DO HOMEM ENQUANTO PROFISSIONAL QUALIFICADO COMO TAMBÉM DE TECNOLOGIAS CAPAZES DE AUXILIÁ-LO NESSE MOMENTO, ATENDENDO AOS NOVOS HÁBITOS E CONSEQUENTES DEMANDAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. NESSE CENÁRIO, AS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS VÃO GANHANDO ESPAÇO NO MERCADO E NAS ACADEMIAS, BUSCANDO GERAR RESULTADOS COM MAIOR VELOCIDADE, BAIXO CUSTO E GARANTIA DE SEGURANÇA NOS DADOS APRESENTADOS, A FIM DE PROMOVER AVANÇOS TECNOLÓGICOS E DE CUNHO MONETÁRIO. EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE), O REFERIDO TRABALHO TEM POR OBJETIVO A APRESENTAÇÃO DE UMA CORRELAÇÃO ENTRE O USO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA BIORREATORES E A ATIVIDADE PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL, HOJE TÃO CONSUMIDA PELA COMUNIDADE NACIONAL, COM POSSIBILIDADE DE VALIDAÇÃO DO QUE FOI OBTIDO NA TELA DO COMPUTADOR E, CONSEQUENTEMENTE, OPORTUNIDADE DE OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO. ESSAS APLICAÇÕES E ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS POR MEIO DE UMA PROPOSTA NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRETENDENDO UMA ATIVIDADE DE CARÁTER INTERDISCIPLINAR QUE ESTIMULA A INVESTIGAÇÃO E AS ASSOCIAÇÕES PERTINENTES POR MEIO DE UMA METODOLOGIA ATIVA QUE DESENVOLVA AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EXIGIDAS PELO MERCADO E PELA SOCIEDADE.