DISCUTIR VIOLÊNCIA SIMBÓLICA É ENTENDER RELAÇÕES DE PODER QUE HIERARQUIZAM A SOCIEDADE EM UMA AÇÃO DO DOMINANTE E DOMINADO. A ESCOLHA DA TEMÁTICA SE JUSTIFICA PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS QUE EXPRESSAVAM NO SEU CONTEÚDO O USO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM SUAS REPRESENTAÇÕES DE LINGUAGEM E IMAGENS ILUSTRATIVAS. O ENTENDIMENTO ESTEVE APOIADO NA PERSPECTIVA DE QUE NEM TODO PROFESSOR TEM UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A TEMÁTICA, CONSTITUINDO-SE DAÍ A PROBLEMÁTICA DO ESTUDO QUE BUSCOU SABER COMO A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA ESTÁ REPRESENTADA NO LIVRO DIDÁTICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS? O OBJETIVO GERAL BUSCOU ANALISAR COMO A VIOLÊNCIA ESTÁ REPRESENTADA NO LIVRO DIDÁTICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO MAIOR-PI. A INVESTIGAÇÃO CONTOU COM A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO MAIOR-PI. TEVE COMO INSTRUMENTO DE PRODUÇÃO DOS DADOS UM QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES SUJEITOS DA PESQUISA. O EMBASAMENTO TEÓRICO ESTEVE APOIADO EM BOURDIEU (2005), BOURDIEU E PASSERON (1982), LIMA (2008) MUNANGA (2008) E OUTROS. NOS RESULTADOS A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO AINDA CONSTITUI-SE NA SUA MAIORIA A VISÃO DA IMAGEM ESCRAVISTA EM SITUAÇÕES PRECÁRIAS. A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA SE APRESENTA CAMUFLADA EM IMAGENS DISCRIMINATÓRIAS NO TOCANTE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL, PROPAGADA DE FORMA IMPERCEPTÍVEL AOS OLHARES DE ALGUNS PROFESSORES QUE AINDA NÃO CONSEGUEM VÊ QUE ESSA VIOLÊNCIA PERSISTE SORRATEIRAMENTE NO LIVRO DIDÁTICO.