O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA IDENTIFICAR E ANALISAR, NOS PAINÉIS DOS ENDIPES, OS SENTIDOS DE ESTÁGIO ASSOCIADOS À PERSPECTIVA TÉCNICA E INSTRUMENTAL PARA ENTÃO ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DESSES SENTIDOS PARA A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA. A PESQUISA COMPÕE UM PROCESSO MAIS AMPLO DE INVESTIGAÇÃO TRAZENDO CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA VINCULADA AO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO VALE DOS SINOS-UNISINOS, QUE TEM MOVIMENTADO ESTUDOS E PESQUISAS COM INTERESSE PELA FORMAÇÃO DOCENTE. TRATA-SE DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL COM ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO CENÁRIO OS PAINÉIS DO ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – ENDIPE NO PERÍODO DE 2006 A 2016. APÓS O ESTUDO DO MATERIAL, O MESMO FOI ORGANIZADO DESTACANDO SENTIDOS QUE TRATAM DO ESTÁGIO NUMA PERSPECTIVA TÉCNICA E INSTRUMENTAL, SENDO EM SEGUIDA ANALISADOS UTILIZANDO COMO FERRAMENTAL OS CONCEITOS DE DISCURSO E VERDADE NUMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA. APÓS A ANÁLISE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A DIMENSÃO TÉCNICA E INSTRUMENTAL NÃO É ALGO NATURAL, POSSUI NA BASE DE SUA SUSTENTAÇÃO A OPERACIONALIZAÇÃO DE REDES DISCURSIVAS E REGULADORAS INERENTES A DETERMINADO CAMPO, TORNANDO EXPRIMÍVEL E VISÍVEL DETERMINADOS SENTIDOS DE ESTÁGIO. DESTA PERSPECTIVA SE CONSTITUI O PROFESSOR TÉCNICO, QUE SERÁ TÃO BOM QUANTO MAIS EFICIENTEMENTE DOMINAR AS TÉCNICAS, NÃO PORQUE ESTE É O IDEÁRIO, MAS PORQUE OS REGIMES DE VERDADE O PRODUZIRAM.