PEDAGOGIA CIRCENSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO 1º ANO DO PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O CIRCO CEARENSE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61936 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4400 "inscrito_id" => 7885 "titulo" => "PEDAGOGIA CIRCENSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO 1º ANO DO PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O CIRCO CEARENSE" "resumo" => "O PRESENTE RELATO DESCREVE AS PERCEPÇÕES, A PARTIR DO TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO PELA AUTORA E ORIENTADORA DURANTE O PRIMEIRO ANO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO “PENSANDO AS ARTES DO CIRCO: PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O CIRCO CEARENSE” QUE ACONTECEU NO PERÍODO DE MAIO A DEZEMBRO DE 2018, ALÉM DE EXPERIÊNCIA INÉDITA PARA O ESTADO, O PROJETO TRATA-SE DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DA EQUIPE PEDAGÓGICA COM ESSE PÚBLICO APRENDENTE. COM OBJETIVO DE FORMAR A PRIMEIRA TURMA DE INSTRUTORES DE CIRCO TRADICIONAL COMPOSTA POR CIRCENSES TRADICIONAIS DE LONA TEM DURAÇÃO PREVISTA PARA TRÊS ANOS, DE 2018 A 2020. SUAS AÇÕES FORAM ORGANIZADAS EM DOIS EIXOS, AÇÕES FORMATIVAS EM HUMANITUDE, DE CARÁTER VALORATIVO CONCENTRANDO-SE NO RECONHECIMENTO DOS INDIVÍDUOS COMO SUJEITOS DE DIREITO E O EMPODERAMENTO DO CIRCENSE DE LONA NA TRANSMISSÃO DE SUA ARTE TRADICIONAL, E ARTES E TÉCNICAS CIRCENSES, AULAS PRÁTICAS DE CORPO ONDE OS CIRCENSES APLICAVAM OS CONCEITOS DE MOVIMENTOS E CONSCIÊNCIA CORPORAL. AMBOS OS EIXOS FORAM TRABALHADOS CONCOMITANTEMENTE E DE FORMA COLABORATIVA ENTRE EQUIPE PEDAGÓGICA, EQUIPE DE FORMADORES E CIRCENSES TRADICIONAIS PARA QUE FOSSE DESENHADA UMA METODOLOGIA QUE ATENDESSE AS ESPECIFICIDADES DO GRUPO. COM ESTE RELATO OBJETIVAMOS APRESENTAR OS ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE ENSINO ATRAVÉS DA DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA EQUIPE PEDAGÓGICA COMO OBSERVADORA E PARTÍCIPE NO PROJETO. NESTE PRIMEIRO ANO, FORAM REALIZADOS ENCONTROS PRESENCIAIS EM EQUIPAMENTOS CULTURAIS DA CIDADE DE FORTALEZA, E FOI VERIFICADA A NECESSIDADE DE REALINHAR A METODOLOGIA TRABALHADA, ESTANDO ESTA, EM ANDAMENTO, SERÃO IMPLEMENTADAS AS MODIFICAÇÕES DURANTE O SEGUNDO ANO DE ATIVIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CIRCO TRADICIONAL, FORMAÇÃO, METODOLOGIA, PEDAGOGIA, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID7885_26092019162609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MARIA GUERRA CAMÊLO" "autor_nome_curto" => "CAMILA GUERRA" "autor_email" => "camila_guerra51@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61936 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4400 "inscrito_id" => 7885 "titulo" => "PEDAGOGIA CIRCENSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO 1º ANO DO PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O CIRCO CEARENSE" "resumo" => "O PRESENTE RELATO DESCREVE AS PERCEPÇÕES, A PARTIR DO TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO PELA AUTORA E ORIENTADORA DURANTE O PRIMEIRO ANO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO “PENSANDO AS ARTES DO CIRCO: PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O CIRCO CEARENSE” QUE ACONTECEU NO PERÍODO DE MAIO A DEZEMBRO DE 2018, ALÉM DE EXPERIÊNCIA INÉDITA PARA O ESTADO, O PROJETO TRATA-SE DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DA EQUIPE PEDAGÓGICA COM ESSE PÚBLICO APRENDENTE. COM OBJETIVO DE FORMAR A PRIMEIRA TURMA DE INSTRUTORES DE CIRCO TRADICIONAL COMPOSTA POR CIRCENSES TRADICIONAIS DE LONA TEM DURAÇÃO PREVISTA PARA TRÊS ANOS, DE 2018 A 2020. SUAS AÇÕES FORAM ORGANIZADAS EM DOIS EIXOS, AÇÕES FORMATIVAS EM HUMANITUDE, DE CARÁTER VALORATIVO CONCENTRANDO-SE NO RECONHECIMENTO DOS INDIVÍDUOS COMO SUJEITOS DE DIREITO E O EMPODERAMENTO DO CIRCENSE DE LONA NA TRANSMISSÃO DE SUA ARTE TRADICIONAL, E ARTES E TÉCNICAS CIRCENSES, AULAS PRÁTICAS DE CORPO ONDE OS CIRCENSES APLICAVAM OS CONCEITOS DE MOVIMENTOS E CONSCIÊNCIA CORPORAL. AMBOS OS EIXOS FORAM TRABALHADOS CONCOMITANTEMENTE E DE FORMA COLABORATIVA ENTRE EQUIPE PEDAGÓGICA, EQUIPE DE FORMADORES E CIRCENSES TRADICIONAIS PARA QUE FOSSE DESENHADA UMA METODOLOGIA QUE ATENDESSE AS ESPECIFICIDADES DO GRUPO. COM ESTE RELATO OBJETIVAMOS APRESENTAR OS ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DE FORMAÇÃO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE ENSINO ATRAVÉS DA DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA EQUIPE PEDAGÓGICA COMO OBSERVADORA E PARTÍCIPE NO PROJETO. NESTE PRIMEIRO ANO, FORAM REALIZADOS ENCONTROS PRESENCIAIS EM EQUIPAMENTOS CULTURAIS DA CIDADE DE FORTALEZA, E FOI VERIFICADA A NECESSIDADE DE REALINHAR A METODOLOGIA TRABALHADA, ESTANDO ESTA, EM ANDAMENTO, SERÃO IMPLEMENTADAS AS MODIFICAÇÕES DURANTE O SEGUNDO ANO DE ATIVIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "CIRCO TRADICIONAL, FORMAÇÃO, METODOLOGIA, PEDAGOGIA, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID7885_26092019162609.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MARIA GUERRA CAMÊLO" "autor_nome_curto" => "CAMILA GUERRA" "autor_email" => "camila_guerra51@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }