O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO REFLETIR OS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS NA EDUCAÇÃO. COM BASE NA CONCEPÇÃO QUE A METODOLOGIA EMPREGADA PELO PROFESSOR DEVE TER COMO FINALIDADE DIAGNOSTICAR E INTERVIR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO EDUCANDO. BUSCOU-SE ANALISAR ESSE TEMA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ESTUDIOSOS JUNTO A EXPLORAÇÃO DO LIVRO HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL, DA AUTORA J.K. ROWLING, ASSOCIANDO AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA DE MAGIA E BRUXARIA DE HOGWARTS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM ANÁLISE LITERÁRIA. NISTO, PERCEBEMOS QUE MESMO EM CONTEXTOS DIVERSOS A RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS PRESENTES NESSA HISTÓRIA E NOSSAS ESCOLAS SÃO VÁLIDAS, UMA VEZ QUE ESTAS PRÁTICAS ALTERAM-SE COM O PERFIL DE CADA PROFESSOR, PODENDO DESENVOLVER PROCEDIMENTOS QUE VARIAM DA AVALIAÇÃO TRADICIONAL A UMA AVALIAÇÃO INVESTIGATIVA, QUE BUSCA COLABORAR COM A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DOS SEUS ALUNOS.