O TRABALHO TEM POR TÍTULO “FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ENSINO DEMOCRÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL” ONDE TEM COMO OBJETIVO ABORDAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DENTRO DE UMA TENDÊNCIA LIBERTADORA, EM QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM SEJAM DESENVOLVIDAS DE FORMA DEMOCRÁTICA E EMANCIPADORA E EXPLICITAR COMO AS METODOLOGIAS DE ENSINO DEMOCRÁTICO ADOTADOS POR DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSUEM O PODER DE INFLUENCIAR A VIDA EM SOCIEDADE DE SEUS ALUNOS. ARTICULANDO AS OBSERVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA JUNTAMENTE COM O APROFUNDAMENTO EM PESQUISAS DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, UTILIZANDO AS PRINCIPAIS TEORIAS DE PAULO FREIRE, THEODOR W. ADORNO E JEAN-JACQUES ROUSSEAU. O TRABALHO IDENTIFICA O PROFESSOR COMO UM ORIENTADOR QUE CAMINHA JUNTAMENTE COM OS SEUS ALUNOS EXERCITANDO NELES UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, A SUA PRÓPRIA AUTONOMIA E A CAPACIDADE DE SE ENXERGAREM COMO UM SUJEITO CAPAZ DE TRANSFORMAR A SOCIEDADE QUE SE VIVE, AO MESMO TEMPO EM QUE VALORIZA A INDIVIDUALIDADE E A REALIDADE QUE CADA UM DOS SEUS ALUNOS POSSUEM. A PARTIR DESSE APROFUNDAMENTO É POSSÍVEL PERCEBER QUE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO ENCONTRADA NA ESCOLA É BASEADA EM UMA BOA FORMAÇÃO E RELAÇÃO INTERPESSOAL QUE VISIBILIZA E SOCIALIZA AS OPINIÕES COM A FINALIDADE DE RESOLVER OS PROBLEMAS ENCONTRADOS A PARTIR DO DIÁLOGO ESTABELECIDO. O EDUCADOR DEVE SEMPRE IR EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS PARA INVESTIR E FORTALECER O EXERCÍCIO DE SUA CRITICIDADE E REFLEXIVIDADE SOBRE AS SUAS PRÓPRIAS AÇÕES PARA COM O DISCENTE E PARA O MUNDO.