SEIXAS, Mariana Sampaio et al.. A utilização do livro: cuidado ou desprezo. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58885>. Acesso em: 22/11/2024 10:36
ESSE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PARA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO LIVRO COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SENDO UM ACESSÓRIO PRIMORDIAL NA VIDA ESTUDANTIL, TRAZENDO CRESCIMENTO PARA A VIDA PROFISSIONAL E INTELECTUAL. A PRINCÍPIO FOI REALIZADA UMA ABORDAGEM HISTÓRICA CONTEXTUALIZANDO O SURGIMENTO DO LIVRO, DESDE O USO DE PEDRAS OU TABUAS DE ARGILA, ATÉ SUA FORMA ATUAL, COMPOSTO POR FOLHAS IMPRESSAS OU EM FORMATO DIGITAL. PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO FOI FEITO UM RECREIO INTERATIVO NO DIA 28-02-19 EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI, ALÉM DA APLICAÇÃO DE 10 QUESTIONÁRIOS BUSCANDO SABER A FORMA QUE O LIVRO ERA UTILIZADO PELOS ALUNOS. ESSA MESMA QUANTIDADE TAMBÉM FOI APLICADA NA UFPI-CMRV EM DIFERENTES DIAS DO MÊS DE ABRIL, PARA LEVANTAR OPINIÕES SOBRE O CUIDADO OU DESPREZO DO USO DO LIVRO. MEDIANTE O RECREIO INTERATIVO NA PRIMEIRA UNIDADE ESCOLAR, NOTOU-SE QUE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES PREFEREM RECEBER OS LIVROS NOVOS, MAS ESTA POSTURA TORNA-SE INCOERENTE COM OS RESULTADOS OBTIDOS PELO QUESTIONÁRIO. POIS, NA PRÁTICA OS MESMOS AO DECORRER DO ANO LETIVO RABISCAM OS LIVROS, ALÉM DE DETERIORÁ-LOS. TUDO ISSO MOSTRA UMA CONTRADIÇÃO COM AS RESPOSTAS DESTE PARA COM O QUESTIONÁRIO, POIS TODOS JULGAM O LIVRO COMO ALGO IMPORTANTÍSSIMO E ESSENCIAL PARA O ENSINO, PORÉM NÃO POSSUEM O DEVIDO CUIDADO COM ELE. CONCLUI-SE QUE, ESTAS AÇÕES OCORRENTES NO ENSINO DE BASE REFLETEM DIRETAMENTE NA VIDA ACADÊMICA DA MAIORIA DOS UNIVERSITÁRIOS, POR SER ALGO INTRINSECAMENTE CULTURAL, LEVANDO ESTA PRATICA DA INFÂNCIA À VIDA ADULTA.