A PESQUISA OBJETIVA IDENTIFICAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A SUA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA ADOTADA PELOS PROFESSORES. ADOTOU-SE, PARA ESTA PESQUISA, UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALI-QUANTITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIA. A TRAJETÓRIA DO UNIVERSO PESQUISADO FOI CONSTRUÍDA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO TEODORICO TELES DE QUENTAL, NA CIDADE DO CRATO-CE. PARTICIPARAM DA PESQUISA UM TOTAL DE 130 ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, REGULARMENTE MATRICULADOS, NO ANO DE 2018, BEM COMO 02 PROFESSORES QUE LECIONAM A DISCIPLINA DE QUÍMICA. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO, ONDE APLICAMOS JUNTO AOS ALUNOS, O QUAL ERA COMPOSTO POR 7 (SETE) QUESTÕES FECHADAS. A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM OS PROFESSORES, FOI CONTEMPLADA COM 5 (CINCO) PERGUNTAS ABERTAS. APÓS A COLETA, OS DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS. EMBORA ESTUDOS APONTEM A DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES COMO SENDO UM DOS FATORES QUE MAIS TENHA PROMOVIDO O DISTANCIAMENTO DOS ESTUDANTES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, OS ALUNOS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA AFIRMAM GOSTAR DAS AULAS DE QUÍMICA, PRINCIPALMENTE PELOS CONTEÚDOS E QUE ESTÃO MOTIVADOS PARA APRENDER QUÍMICA. MUITO EMBORA DESTAQUEM QUE A MOTIVAÇÃO PODERIA SER AUMENTADA E QUE AS UTILIZAÇÕES DE METODOLOGIAS POSSAM SER SEMPRE DIVERSIFICADAS COM ATIVIDADES PRÁTICAS. POR CONSEGUINTE, VALE DESTACARMOS A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DA DIVERSIDADE DAS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA, TENDO EM VISTA A GARANTIA DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS.