AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS VÊM OCORRENDO A NÍVEIS MUNDIAIS, ATINGINDO A TODOS OS PAÍSES. O PLANETA TERRA ESTÁ SENTINDO OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL. É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA TRATAR ESSE ASSUNTO NAS ESCOLAS, INICIANDO ESSA ABORDAGEM PREFERENCIALMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. EXPLICAR TEMAS COMO A ORIGEM DA EMISSÃO DOS GASES POLUENTES, SUA PERICULOSIDADE E COMO ESSES EFEITOS NEGATIVOS COMPROMETEM A QUALIDADE DO AR QUE RESPIRAMOS É FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DOS SUJEITOS. A PRESENTE ATIVIDADE FOI PAUTADA NA AUTONOMIA DISCENTE COMO REQUISITO FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ELA FOI REALIZADA COM ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, COM IDADES ENTRE 15 A 17ANOS, DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ, SC. FOI PROPOSTO AOS ALUNOS QUE ELES PESQUISASSEM COM O AUXÍLIO DE ALGUM APARELHO CELULAR CONECTADO À INTERNET IMAGENS QUE EXEMPLIFICASSEM QUESTÕES REFERENTES ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS EFEITOS GLOBAIS. ELES DEVERIAM CRIAR UMA FRASE QUE RETRATASSE O SIGNIFICADO DAS MESMAS, BEM COMO CORRELACIONÁ-LAS AO CONTEÚDO ABORDADO DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA. ENTRE OS TEMAS DISCUTIDOS PELOS ALUNOS PODEMOS DESTACAR CHUVA ÁCIDA E SUA RELAÇÃO COM OS GASES POLUENTES, QUEIMADAS E SUA RELAÇÃO COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O EFEITO ESTUFA. ALÉM DO CARÁTER MOTIVACIONAL DA ATIVIDADE PROPOSTA, A MESMA ATUOU COMO AGENTE MULTIPLICADOR DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO, DESMISTIFICANDO MUITAS FAKE NEWS DISPONÍVEIS NAS MÍDIAS SOCIAIS.