Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS FUNÇÕES DE NÚMEROS NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Palavra-chaves: FUNÇÕES DO NÚMERO, NÚMEROS NO COTIDIANO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58852
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1292
    "inscrito_id" => 3277
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS FUNÇÕES DE NÚMEROS NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE CONTEMPLE AS FUNÇÕES DO NÚMERO EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS ENQUANTO UMA QUANTIDADE, UMA MEDIDA E UM DADO. PARA ISSO FOI AVERIGUADO OS CONHECIMENTOS QUE OS ALUNOS NECESSITAM AO INGRESSAR E OS QUE ELES PRECISAM TER NO 6º ANO, SEGUNDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS; BEM COMO FORAM ELABORADAS ATIVIDADES QUE MOSTREM A IMPORTÂNCIA E A PRESENÇA DOS NÚMEROS EM DIFERENTES CONTEXTOS QUE POSSAM SER UTILIZADAS JUNTAMENTE COM O LIVRO DIDÁTICO. NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRAZEMOS A DISCUSSÃO DAS FUNÇÕES DO NÚMERO UTILIZANDO COM RESPALDO EM TOLEDO E TOLEDO (1997), RÊGO (2009), PCN (1997, 1998) ENTRE OUTROS. A PESQUISA TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA, EM QUE SE PROPÕE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS NO PERÍODO DE UMA SEMANA DE AULA, CONTABILIZANDO SEIS AULAS NO TOTAL. DESTACAMOS EM CADA ATIVIDADE DIDÁTICA A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS NO COTIDIANO VENDO QUE O ALUNO PODE SER ESTIMULADO A UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM PRAZEROSO. ACREDITAMOS QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA NESTA PESQUISA PODERÁ CONTRIBUIR COM O ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO E PROPORCIONAR AO PROFESSOR UMA FORMA DIFERENTE DE LECIONAR EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÕES DO NÚMERO, NÚMEROS NO COTIDIANO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID3277_13082019004425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGEL ALMEIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANGEL ALMEIDA"
    "autor_email" => "angelalmeida2005@hotmail."
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58852
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1292
    "inscrito_id" => 3277
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS FUNÇÕES DE NÚMEROS NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE CONTEMPLE AS FUNÇÕES DO NÚMERO EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS ENQUANTO UMA QUANTIDADE, UMA MEDIDA E UM DADO. PARA ISSO FOI AVERIGUADO OS CONHECIMENTOS QUE OS ALUNOS NECESSITAM AO INGRESSAR E OS QUE ELES PRECISAM TER NO 6º ANO, SEGUNDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS; BEM COMO FORAM ELABORADAS ATIVIDADES QUE MOSTREM A IMPORTÂNCIA E A PRESENÇA DOS NÚMEROS EM DIFERENTES CONTEXTOS QUE POSSAM SER UTILIZADAS JUNTAMENTE COM O LIVRO DIDÁTICO. NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRAZEMOS A DISCUSSÃO DAS FUNÇÕES DO NÚMERO UTILIZANDO COM RESPALDO EM TOLEDO E TOLEDO (1997), RÊGO (2009), PCN (1997, 1998) ENTRE OUTROS. A PESQUISA TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA, EM QUE SE PROPÕE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS NO PERÍODO DE UMA SEMANA DE AULA, CONTABILIZANDO SEIS AULAS NO TOTAL. DESTACAMOS EM CADA ATIVIDADE DIDÁTICA A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS NO COTIDIANO VENDO QUE O ALUNO PODE SER ESTIMULADO A UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM PRAZEROSO. ACREDITAMOS QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA NESTA PESQUISA PODERÁ CONTRIBUIR COM O ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO E PROPORCIONAR AO PROFESSOR UMA FORMA DIFERENTE DE LECIONAR EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÕES DO NÚMERO, NÚMEROS NO COTIDIANO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID3277_13082019004425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGEL ALMEIDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANGEL ALMEIDA"
    "autor_email" => "angelalmeida2005@hotmail."
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE CONTEMPLE AS FUNÇÕES DO NÚMERO EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS ENQUANTO UMA QUANTIDADE, UMA MEDIDA E UM DADO. PARA ISSO FOI AVERIGUADO OS CONHECIMENTOS QUE OS ALUNOS NECESSITAM AO INGRESSAR E OS QUE ELES PRECISAM TER NO 6º ANO, SEGUNDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS; BEM COMO FORAM ELABORADAS ATIVIDADES QUE MOSTREM A IMPORTÂNCIA E A PRESENÇA DOS NÚMEROS EM DIFERENTES CONTEXTOS QUE POSSAM SER UTILIZADAS JUNTAMENTE COM O LIVRO DIDÁTICO. NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRAZEMOS A DISCUSSÃO DAS FUNÇÕES DO NÚMERO UTILIZANDO COM RESPALDO EM TOLEDO E TOLEDO (1997), RÊGO (2009), PCN (1997, 1998) ENTRE OUTROS. A PESQUISA TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA, EM QUE SE PROPÕE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS NO PERÍODO DE UMA SEMANA DE AULA, CONTABILIZANDO SEIS AULAS NO TOTAL. DESTACAMOS EM CADA ATIVIDADE DIDÁTICA A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS NO COTIDIANO VENDO QUE O ALUNO PODE SER ESTIMULADO A UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM PRAZEROSO. ACREDITAMOS QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA NESTA PESQUISA PODERÁ CONTRIBUIR COM O ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO E PROPORCIONAR AO PROFESSOR UMA FORMA DIFERENTE DE LECIONAR EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.