ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE CONTEMPLE AS FUNÇÕES DO NÚMERO EM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS ENQUANTO UMA QUANTIDADE, UMA MEDIDA E UM DADO. PARA ISSO FOI AVERIGUADO OS CONHECIMENTOS QUE OS ALUNOS NECESSITAM AO INGRESSAR E OS QUE ELES PRECISAM TER NO 6º ANO, SEGUNDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS; BEM COMO FORAM ELABORADAS ATIVIDADES QUE MOSTREM A IMPORTÂNCIA E A PRESENÇA DOS NÚMEROS EM DIFERENTES CONTEXTOS QUE POSSAM SER UTILIZADAS JUNTAMENTE COM O LIVRO DIDÁTICO. NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRAZEMOS A DISCUSSÃO DAS FUNÇÕES DO NÚMERO UTILIZANDO COM RESPALDO EM TOLEDO E TOLEDO (1997), RÊGO (2009), PCN (1997, 1998) ENTRE OUTROS. A PESQUISA TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA, EM QUE SE PROPÕE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS NO PERÍODO DE UMA SEMANA DE AULA, CONTABILIZANDO SEIS AULAS NO TOTAL. DESTACAMOS EM CADA ATIVIDADE DIDÁTICA A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS NO COTIDIANO VENDO QUE O ALUNO PODE SER ESTIMULADO A UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM PRAZEROSO. ACREDITAMOS QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA NESTA PESQUISA PODERÁ CONTRIBUIR COM O ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO E PROPORCIONAR AO PROFESSOR UMA FORMA DIFERENTE DE LECIONAR EM SALA DE AULA.