O TRABALHO AQUI APRESENTADO TRATA-SE DA IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM SALA DE AULA QUE BUSCA A CONEXÃO COM A INTERPRETAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. A PROPOSTA FOI DESENVOLVIDA POR BOLSISTAS VINCULADOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COM A SUPERVISÃO DA PROFESSORA DA ESCOLA E TAMBÉM SUPERVISORA DO PROGRAMA PIBID COM ALGUMAS TURMAS DO 6º AO 9 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DO MUNICÍPIO DE GROSSOS/RN, NO QUAL FOI REALIZADO OS ENCONTROS DIARIAMENTE NA SALA DE AULA DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. A PROPÓSITO, O TRABALHO TEVE A PREOCUPAÇÃO EM ABORDAR TEXTOS QUE RELACIONE A MATEMÁTICA DE FORMA ENTRETENDO, ONDE FOI APRESENTADO LEITURAS COM FIGURAS, CONTOS E HISTÓRIAS MATEMÁTICAS QUE PUDESSEM CAUSAR O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS DISCENTES. ALÉM DO MAIS, O PROJETO DE LEITURA BUSCOU OBJETIVAR A MELHORIA DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO NAS LEITURAS DE INTERPRETAÇÃO E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES MATEMÁTICAS E, CONSEQUENTEMENTE, CONTRIBUIR NO PROCESSO E ENSINO APRENDIZAGEM. POR ISSO TUDO FOI ESCOLHIDO UM LIVRO TITULADO DE “O HOMEM QUE CALCULAVA” ONDE FOI APLICADO EM TODO O PROJETO DA CORRENTE PESQUISA.