ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOB O ENFOQUE CTS, VISANDO O AMADURECIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE, TENDO COMO TEMA ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS. ESTA PESQUISA É DO TIPO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, PORTANTO, DE NATUREZA QUALITATIVA, SEGUNDO DAMIANI (2013). A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SE DEU A PARTIR DE UM DEBATE ESTRUTURADO DE UMA METODOLOGIA ATIVA, SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – CTS-, NA ESCOLA DENOMINADA CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA (CEIPEV), ENVOLVENDO UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA CONCEPÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM SÓCIOINTERACIONISTA. ESTA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOI DIVIDIDA EM TRÊS MOMENTOS, NOS QUAIS FORAM ANALISADOS A PARTIR DE UM DIÁRIO DE BORDO NO QUAL REALIZAMOS ANOTAÇÕES SOBRE OS ASPECTOS OBSERVADOS DURANTE TODA A INTERVENÇÃO, MUITO ESPECIALMENTE OS RELACIONADOS AO INTERESSE, ENVOLVIMENTO, CAPACIDADE PARA RESPONDER AS PERGUNTAS, HABILIDADE PARA LIDAR COM AS SITUAÇÕES DE CONFLITO E CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS. COM ISSO FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A INTERVENÇÃO AUXILIOU OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A COMPREENDER MELHOR CONCEITOS RELACIONADOS AS DIVERSAS MATRIZES ENERGÉTICAS, SUAS TECNOLOGIAS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVENIENTES DE SEU USO.