O OBJETIVO DESTE ARTIGO É REFLETIR SOBRE O EFEITO DO USO DIÁRIO DO CELULAR SOBRE O TEMPO DE ESTUDO DOS ESTUDANTES DE DIREITO DA ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA DO 1º SEMESTRE DE 2019, TENDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO A TRÍADE DO TEMPO DE CHRISTIAN BARBOSA. A METODOLOGIA DO ESTUDO FOI O LEVANTAMENTO, UTILIZANDO NA COLETA DOS DADOS A TÉCNICA DO QUESTIONÁRIO. O RECORTE QUALIQUANTITATIVO SE DETEVE SOBRE O USO DO TEMPO DOS ESTUDANTES EM TRÊS ATIVIDADES: MEXENDO NO CELULAR, ESTUDO PESSOAL E TRABALHO. A COLETA REALIZOU-SE DURANTE AS AULAS DE METODOLOGIA DOS ESTUDOS GESTÃO DO TEMPO DA DISCIPLINA PROFICIÊNCIA ACADÊMICA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. A AMOSTRAGEM TEVE 133 ESTUDANTES DO 1º PERÍODO. SENDO 75 MULHERES E 58 HOMENS DE 2 TURMAS DO PERÍODO DA MANHÃ E 2 TURMAS DO PERÍODO DA NOITE. TOTALIZANDO 84 DO PERÍODO MATUTINO E 49 NO PERÍODO NOTURNO. A IDADE MÉDIA DOS PARTICIPANTES É 19,4 ANOS. OS RESULTADOS MOSTRAM UM MAIOR GASTO DE TEMPO MEXENDO NO CELULAR; DEMONSTRAM TAMBÉM MENOR DEDICAÇÃO DE TEMPO DE ESTUDO PESSOAL EM COMPARAÇÃO COM O TEMPO MEXENDO NO CELULAR; ELES EVIDENCIAM QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES, NOTURNO E DIURNO, GASTA MAIS TEMPO MEXENDO NO CELULAR DO QUE ESTUDANDO; QUE OS ALUNOS QUE DEDICAVAM MAIS TEMPO AO ESTUDO PESSOAL GASTAVAM ATÉ 2H30MIN MEXENDO NO CELULAR.