Este artigo apresenta um fragmento de um estudo que investigou possÍveis diferenÇas no raciocÍnio argumentativo de universitÁrios egressos de diferentes prÁticas pedagÓgicas. O foco do presente trabalho consiste na anÁlise do raciocÍnio argumentativo de universitÁrios egressos de um componente curricular que usa a argumentaÇÃo como mÉtodo de ensino-aprendizagem de conteÚdos curriculares no curso de graduaÇÃo em psicologia. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais sobre dois tÓpicos quotidianos, sociais e polemizÁveis com seis egressos da Disciplina IntrodutÓria À Psicologia. Os dados foram analisados com base nas categorias analÍticas propostas por Kuhn. As anÁlises sugerem que a inserÇÃo em disciplinas focadas na melhoria da qualidade do raciocÍnio mobiliza no indivÍduo uma tendÊncia a refletir sobre os fundamentos e limites de suas ideias, atravÉs de estratÉgias como a elaboraÇÃo de evidÊncias, contra-argumentos e teorias alternativas. Entretanto, fatores como motivaÇÃo, falta de preparo prÉvio e conceituaÇÕes acerca do objetivo central da argumentaÇÃo, a saber, defesa do prÓprio ponto de vista e consideraÇÃo de perspectivas alternativas, podem explicar o limitado desempenho observado em algumas competÊncias.