O REFERENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS DE UMA PESQUISA REALIZADA NO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ, ONDE FOI PROPOSTA UMA AÇÃO PEDAGÓGICA, DE CARÁTER INTEGRADOR, EM QUE OS ALUNOS DESENVOLVERAM UMA BATERIA ELETRÔNICA, TENDO COMO APORTE TEÓRICO AS ÁREAS DA MÚSICA E ELETRÔNICA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. A PESQUISA FOI EXECUTADA POR MEIO DO MÉTODO EXPERIMENTAL, SENDO UTILIZADO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO COMO ARTIGOS CIENTÍFICOS E VÍDEOS DA INTERNET PARA A OBTENÇÃO DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ELABORAÇÃO DO MATERIAL. A PARTIR DESSAS AÇÕES FORAM UTILIZADOS COMPONENTES ELETRÔNICOS AGREGADOS A MATERIAIS DE CARÁTER RECICLÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO DA BATERIA. DESSE MODO, É CORRETO AFIRMAR QUE A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM VIÉS QUALI-QUANTI, POIS SE OBSERVOU A NECESSIDADE DA QUANTIDADE DE COMPONENTES ELETRÔNICOS, BEM COMO, A QUALIDADE DO MATERIAL ESCOLHIDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA. A PESQUISA TAMBÉM POSSIBILITOU OBSERVAR COMO PROJETOS DE CARÁTER INTEGRADOR SÃO IMPORTANTES PARA O FOMENTO DE UM CAMPO EDUCACIONAL DINÂMICO, EM QUE OS ALUNOS POSSAM SE SENTIR ESTIMULADOS EM SEUS APRENDIZADOS. A PARTIR DESSE PROJETO, NOVAS AÇÕES FORAM CONSTRUÍDAS E NOVAS OPORTUNIDADES ESTÃO SENDO OFERTADAS AOS ALUNOS, CONTRIBUINDO PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL ONDE O INDIVÍDUO TEM ACESSO A UM CONHECIMENTO ESPECÍFICO, MAS SEM NUNCA DEIXAR DE DIALOGAR COM SUA FORMAÇÃO HUMANA.