O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE PESQUISA REALIZADA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIBIC DO PERÍODO DE 2018-2019, CUJO OBJETIVO FOI O DE CONHECER OS DETERMINANTES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS, TANTO NA SUA DIMENSÃO SUBJETIVA QUANTO OBJETIVA NA RELAÇÃO AFETO E INTELECTO. A PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS. NA PRIMEIRA, REALIZOU-SE LEVANTAMENTO DE TEÓRICOS QUE SE DEDICAM A EXPLICAR COMO SE CONSTITUEM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS PELA MEDIAÇÃO DA RELAÇÃO AFETO-INTELECTO. NA SEGUNDA ETAPA, NOS DEDICAMOS AO APROFUNDAMENTO E ANÁLISE DO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. OS ESTUDOS FORAM FUNDAMENTADOS NA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA, PRECISAMENTE EM TEÓRICOS COMO VYGOTSKI (1978,2000,2005), LEONTIEV (1978) E APROPRIADORES. TAMBÉM SERVIRAM DE FONTE DE PESQUISA AUTORES COMO ESPINOSA (2008), MERÇON (2013), GLEIZER (2005), MARQUES E CARVALHO (2017) E SAVIANI (2018). O PROCESSO DE ANÁLISE RESULTOU NA CONSTITUIÇÃO DE CATEGORIAS: “A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DO HOMEM”, “O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA REALIDADE E A PRODUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA” E “A RELAÇÃO AFETO E INTELECTO COMO MEDIAÇÃO SUBJETIVA NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS”. OS RESULTADOS APONTAM QUE A QUALIDADE DA NOSSA HUMANIDADE É MEDIADA PELA QUALIDADE DOS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE VIVENCIAMOS NA VIDA E NA ESCOLA. NA ESCOLA, ESSE PROCESSO É DESENVOLVIDO POR MEIO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PODEM VIR A SER TRANSFORMADORAS À MEDIDA QUE LEVA EM CONTA QUE A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM A REALIDADE É SEMPRE MEDIADA PELA RELAÇÃO AFETO E INTELECTO. OS ESTUDOS TAMBÉM FAVOREÇAM A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL HUMANA ESSENCIAL NESSE PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO.