É UM MOMENTO DE ENFRENTAMENTO DE DESAFIOS. DESAFIOS PARA PREENCHER LACUNAS EDUCACIONAIS DEIXADAS AO LONGO DE MUITAS DÉCADAS; DESSA FORMA, O PROFESSOR QUE INGRESSA NO ENSINO VAI ENCONTRAR UM AMBIENTE NO QUAL SE FALA EM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS PARA A SUPERAÇÃO DESSES DESAFIOS, BEM COMO VAI VIVENCIAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE O AJUDAM NESSE PROCESSO. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DEMONSTRAR UM PLANO QUE BASEIA-SE EM APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, ESPECIALMENTE A ABP (APRENDIZAGEM BASEADO EM PROBLEMAS). AS AÇÕES DESSE TRABALHO SERÃO DESENVOLVIDAS A PARTIR DE ENCONTROS SEMANAIS COM PROFESSORES DA ESCOLA, DA REGIONAL OU DO ESTADO, NOS HORÁRIOS RESERVADOS AO PLANEJAMENTO DE ÁREA E CONTEMPLARÁ OS SEGUINTES PROCESSOS METODOLÓGICOS. AO FINAL DESSE PROJETO ESPERAMOS IMPACTAR OS PROFESSORES NO SENTIDO DE ENCORAJÁ-LOS A ADOTAREM UMA MUDANÇA DE POSTURA EM SALA DE AULA, NA DIREÇÃO DE DESCENTRALIZAR A FIGURA DO PROFESSOR, QUE PASSA A SER TUTOR E COORDENADOR DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS, E POR OUTRO LADO, CENTRALIZAR A FIGURA DO ALUNO, TORNANDO O ATIVO, INVESTIGADOR, PROTAGONISTA, CONTRIBUINDO PARA A SUA AUTO FORMAÇÃO E INDEPENDÊNCIA INTELECTUAL; TRANSFORMAR A REALIDADE DA SALA DE AULA, BUSCANDO ALIAR TODO O CONHECIMENTO JÁ ADQUIRIDO PELOS ALUNOS AO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA.