ESTE ESTUDO É RESULTADO DE UM TRABALHO REALIZADO EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, DESENVOLVIDO NO ANO DE 2017 E TEM COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM CURSOS SUPERIORES, ESPECIALMENTE DA ÁREA DE NEGÓCIOS, COM O USO DA UMA METODOLOGIA ATIVA DENOMINADA APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TEAM BASED LERNING - TBL). INICIALMENTE, APRESENTARAM-SE ASPECTOS PARA JUSTIFICAR A REALIZAÇÃO DO TRABALHO E OS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS QUE SUSTENTAM ESTA ESCOLHA. EM SEGUIDA, APRESENTAM-SE AS PRINCIPAIS ETAPAS DA REFERIDA METODOLOGIA BEM COMO ALGUMAS VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NA VISÃO DE ALGUNS AUTORES. POR FIM, NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, RETOMA-SE O OBJETIVO, APRESENTAM-SE AS ETAPAS DA METODOLOGIA DE UMA MANEIRA DIDÁTICA PARA FACILITAR O USO POR OUTROS DOCENTES, SUGEREM-SE FORMAS DE UTILIZÁ-LA E AS PRINCIPAIS LIMITAÇÕES DO ESTUDO.