ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TECER REFLEXÕES ACERCA DO MULTICULTURALISMO NA ESCOLA, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA EXPRESSA NO ESTUDO DE UM CASO ESPECÍFICO, COM SEU LOCUS EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR BILÍNGUE - PORTUGUÊS-ÁRABE - LOCALIZADA NA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO. ATRAVÉS DE POLÍTICAS E CONDUTAS PRÓPRIAS DE ACOLHIMENTO E AMBIENTAÇÃO, FOI POSSÍVEL INICIAR O EXITOSO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM CRIANÇAS REFUGIADAS DA SÍRIA EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. NO ENTANTO, O FOCO DESTE TRABALHO CENTRA-SE NO PROCESSO DE PESQUISA E DESCOBERTA QUE CULMINOU NA MELHOR ESCOLHA DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E NOS RESULTADOS OBTIDOS APÓS ESSE INTENSO E RICO PROCESSO PEDAGÓGICO. NO DECORRER DESTE TRABALHO MULTIDISCIPLINAR, EMPREENDIDO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PUDEMOS DETACAR A IMPORTÂNCIA DA APREDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DAS CONCEPÇÕES DO EDUCADOR PAULO FREIRE ACERCA DA AUTONOMIA, VALORIZAÇÃO DOS SABERES ADQUIRIDOS E ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE PALAVRAS EM ÍNTIMA RELAÇÃO COM O CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO DO ALUNO.