ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR A CRIATIVIDADE E OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO, NO ESPAÇO ESCOLAR. O ESTUDO PARTIU DA EXPLORAÇÃO, LEITURA E FICHAMENTO DE CITAÇÃO, DO LIVRO CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO, DA AUTORA FAYGA OSTROWER, RECURSO DIDÁTICO UTILIZADO PELA DISCIPLINA EDUCAÇÃO E CRIATIVIDADE, DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA. PARA AMPLIAÇÃO DO ESTUDO, UTILIZOU-SE CONSULTA E COLETA DE INFORMAÇÕES EM PUBLICAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE CRIATIVIDADE EM DIFERENTES AUTORES, SELECIONADOS A PARTIR DAS REFERÊNCIAS BÁSICAS E COMPLEMENTARES DAS DISCIPLINAS DO MESTRADO EDUCAÇÃO E CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO BRASILEIRA, FILTRANDO A QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA. DIANTE DOS RESULTADOS, NO ESPAÇO ESCOLAR, AS PROPOSIÇÕES ACERCA DA CRIATIVIDADE AMPLIAM POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, ONDE O APREENDER DECORRE DA MATURAÇÃO E ENVOLVE PERCEPÇÕES DO MUNDO EXTERNO E DO MUNDO INTERNO, NAS DIMENSÕES DA INTUIÇÃO E DA PERCEPÇÃO. NESSE PROCESSO, A INTERDISCIPLINARIDADE AMPLIA POSSIBILIDADES DE PLANEJAMENTO E CAMINHOS PARA A AÇÃO, E ATRAVÉS DO TRABALHO E DAS TENSÕES PSÍQUICAS O POTENCIAL CRIADOR GERA AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES CRIATIVAS, SEJA QUAL FOR A ÁREA DE ATUAÇÃO. AO FINAL, AS REFLEXÕES PROPOSTAS APONTAM CAMINHOS DE MAIORES INSERÇÕES NO ESPAÇO EDUCATIVO PARA PERCURSOS CRIATIVOS E QUE PROPICIEM O ELO ENTRE CRIATIVIDADE E AS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA, NÃO ESGOTANDO SOBREMANEIRA A TEMÁTICA, MAS ABRINDO PERSPECTIVAS E DIÁLOGOS PARA QUE O TEMA SEJA MAIS CORRIQUEIRO NO ÂMBITO ESCOLAR E ACADÊMICO.