O OBJETIVO DESTE ARTIGO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA É DISCUTIR A PARTICIPAÇÃO DE MEDIADORES (MONITOR E ESTAGIÁRIO DE DOCÊNCIA) NO SEMESTRE LETIVO 2019.1 EM UM COMPONENTE CURRICULAR QUE USA A ARGUMENTAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS CURRICULARES PRÓPRIOS DO CAMPO DA PSICOLOGIA NA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA À PSICOLOGIA (DIP). FUNDAMENTAMOS O TRABALHO NAS RELAÇÕES ENTRE ARGUMENTAÇÃO E COGNIÇÃO E NO POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE SENSO CRÍTICO PROPORCIONADO PELO MODELO DO DEBATE CRÍTICO. OS MEDIADORES POSSUEM PAPEL ATIVO E CENTRAL NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, TENDO EM VISTA A ESTRUTURAÇÃO DA DIP, A QUAL SE BASEIA NUMA ADAPTAÇÃO DO MODELO DO DEBATE CRÍTICO. A REFERIDA ADAPTAÇÃO PROPÕE A DIVISÃO DA TURMA EM TRÊS GRUPOS, CADA UM COORDENADO POR DOIS MONITORES, QUE SÃO ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO, EGRESSOS DA DISCIPLINA E QUE POSSUEM AMPARO DO ESTAGIÁRIO DE DOCÊNCIA. ESTES MEDIADORES PARTICIPARAM DE UM TREINAMENTO PRÉVIO SOBRE ARGUMENTAÇÃO, MEDIAÇÃO DE GRUPOS, ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO BASEADAS EM ARGUMENTAÇÃO.