A IDENTIDADE HUMANA CONSTITUI-SE COMO UM FENÔMENO SOCIAL E TRAZ CONSIGO OUTRAS IDENTIDADES QUE SÃO PRESSUPOSTAS, PADRONIZADAS OU PREVIAMENTE DEFINIDAS. PARA CADA PAPEL SOCIAL, HÁ UMA IDENTIDADE PRESSUPOSTA, QUE PODE SER POSTA E REPOSTA. NESTA PERSPECTIVA TEXTO QUE AQUI É APRESENTADO É UM RECORTE DA PESQUISA DE MESTRADO INTITULADO EDUCAÇÃO NA ROÇA: PRÁTICAS PEDAGOGIAS E DE LETRAMENTOS DE PROFESSORAS APOSENTADAS. O TEXTO ABORDA O PAPEL SOCIAL DA PROFESSORA DA ROÇA E COMO ELA FOI SE CONSTITUINDO PROFESSORA NA REALIDADE DA CLASSE MULTISSERIADA COM A FORMAÇÃO E OS MÍNIMOS RECURSOS PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. ESTE ESTUDO CENTRA-SE NA POSSIBILIDADE DE TEORIZARMOS SOBRE OS SABERES DA DOCÊNCIA ELABORADOS MULHERES, QUE VÃO SE CONSTITUINDO PROFESSORAS NA PRÁTICA E APRIMORANDO OS SABERES EMPÍRICOS NA EXPERIÊNCIA COTIDIANA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO QUE SE ANCORA NO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E USA COMO TÉCNICA PARA A COLETA DE DADOS, A ENTREVISTA NARRATIVA. ESTA DISCUSSÃO NOS OPORTUNIZA PENSAR A PROFISSÃO DOCENTE E SEUS ASPECTOS EMPÍRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DE FORMAÇÃO COMO UM PROCESSO CONTÍNUO, PERMEADO DE VALORES E DE IDEAIS QUE SE CONSTITUEM COMO DISPOSITIVOS IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO HUMANA, CONTRIBUINDO COM A PRÁXIS DOCENTE. O ESTUDO EVIDENCIA QUE O FAZER PEDAGÓGICO DE CADA PROFESSORA ESTEVE IMPLICADO ÀS MEMÓRIAS DE SEUS TEMPOS ESCOLARES, UM FATOR RELEVANTE QUE MARCA A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ROÇA. ASSIM SENDO, AS PROFESSORAS LEIGAS DE CLASSES MULTISSERIADAS CONSTITUEM-SE AGENCIADORAS DE LETRAMENTO, CONTRIBUINDO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DAS ESCOLA DA ROÇA, ALÉM ISSO, MOSTRAM OS DESAFIOS DE ENSINAR EM CLASSES MULTISSERIADAS E COMO OS SABERES DOCENTES SÃO CONSTRUÍDOS NAQUELE CONTEXTO, RECRIANDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, COM OS POUCOS RECURSOS DISPONÍVEIS, PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DE NÍVEIS E SÉRIES/ANOS DIFERENCIADOS.