Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIDADES DOCENTES CONSTRUÍDAS NAS ESCOLAS DA ROÇA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NA ROÇA, IDENTIDADE DOCENTE, NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60730
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4156
    "inscrito_id" => 11790
    "titulo" => "IDENTIDADES DOCENTES CONSTRUÍDAS NAS ESCOLAS DA ROÇA"
    "resumo" => "A IDENTIDADE HUMANA CONSTITUI-SE COMO UM FENÔMENO SOCIAL E TRAZ CONSIGO OUTRAS IDENTIDADES QUE SÃO PRESSUPOSTAS, PADRONIZADAS OU PREVIAMENTE DEFINIDAS. PARA CADA PAPEL SOCIAL, HÁ UMA IDENTIDADE PRESSUPOSTA, QUE PODE SER POSTA E REPOSTA. NESTA PERSPECTIVA TEXTO QUE AQUI É APRESENTADO É UM RECORTE DA PESQUISA DE MESTRADO INTITULADO EDUCAÇÃO NA ROÇA: PRÁTICAS PEDAGOGIAS E DE LETRAMENTOS DE PROFESSORAS APOSENTADAS. O TEXTO ABORDA O PAPEL SOCIAL DA PROFESSORA DA ROÇA E COMO ELA FOI SE CONSTITUINDO PROFESSORA NA REALIDADE DA CLASSE MULTISSERIADA COM A FORMAÇÃO E OS MÍNIMOS RECURSOS PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. ESTE ESTUDO CENTRA-SE NA POSSIBILIDADE DE TEORIZARMOS SOBRE OS SABERES DA DOCÊNCIA ELABORADOS MULHERES, QUE VÃO SE CONSTITUINDO PROFESSORAS NA PRÁTICA E APRIMORANDO OS SABERES EMPÍRICOS NA EXPERIÊNCIA COTIDIANA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO QUE SE ANCORA NO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E USA COMO TÉCNICA PARA A COLETA DE DADOS, A ENTREVISTA NARRATIVA. ESTA DISCUSSÃO NOS OPORTUNIZA PENSAR A PROFISSÃO DOCENTE E SEUS ASPECTOS EMPÍRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DE FORMAÇÃO COMO UM PROCESSO CONTÍNUO, PERMEADO DE VALORES E DE IDEAIS QUE SE CONSTITUEM COMO DISPOSITIVOS IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO HUMANA, CONTRIBUINDO COM A PRÁXIS DOCENTE. O ESTUDO EVIDENCIA QUE O FAZER PEDAGÓGICO DE CADA PROFESSORA ESTEVE IMPLICADO ÀS MEMÓRIAS DE SEUS TEMPOS ESCOLARES, UM FATOR RELEVANTE QUE MARCA A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ROÇA. ASSIM SENDO, AS PROFESSORAS LEIGAS DE CLASSES MULTISSERIADAS CONSTITUEM-SE AGENCIADORAS DE LETRAMENTO, CONTRIBUINDO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DAS ESCOLA DA ROÇA, ALÉM ISSO, MOSTRAM OS DESAFIOS DE ENSINAR EM CLASSES MULTISSERIADAS E COMO OS SABERES DOCENTES SÃO CONSTRUÍDOS NAQUELE CONTEXTO, RECRIANDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, COM OS POUCOS RECURSOS DISPONÍVEIS, PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DE NÍVEIS E SÉRIES/ANOS DIFERENCIADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NA ROÇA, IDENTIDADE DOCENTE, NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11790_26092019095058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILANGE BORGES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDILANGE BORGES "
    "autor_email" => "LANGEBORGESS@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UNEB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60730
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4156
    "inscrito_id" => 11790
    "titulo" => "IDENTIDADES DOCENTES CONSTRUÍDAS NAS ESCOLAS DA ROÇA"
    "resumo" => "A IDENTIDADE HUMANA CONSTITUI-SE COMO UM FENÔMENO SOCIAL E TRAZ CONSIGO OUTRAS IDENTIDADES QUE SÃO PRESSUPOSTAS, PADRONIZADAS OU PREVIAMENTE DEFINIDAS. PARA CADA PAPEL SOCIAL, HÁ UMA IDENTIDADE PRESSUPOSTA, QUE PODE SER POSTA E REPOSTA. NESTA PERSPECTIVA TEXTO QUE AQUI É APRESENTADO É UM RECORTE DA PESQUISA DE MESTRADO INTITULADO EDUCAÇÃO NA ROÇA: PRÁTICAS PEDAGOGIAS E DE LETRAMENTOS DE PROFESSORAS APOSENTADAS. O TEXTO ABORDA O PAPEL SOCIAL DA PROFESSORA DA ROÇA E COMO ELA FOI SE CONSTITUINDO PROFESSORA NA REALIDADE DA CLASSE MULTISSERIADA COM A FORMAÇÃO E OS MÍNIMOS RECURSOS PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. ESTE ESTUDO CENTRA-SE NA POSSIBILIDADE DE TEORIZARMOS SOBRE OS SABERES DA DOCÊNCIA ELABORADOS MULHERES, QUE VÃO SE CONSTITUINDO PROFESSORAS NA PRÁTICA E APRIMORANDO OS SABERES EMPÍRICOS NA EXPERIÊNCIA COTIDIANA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO QUE SE ANCORA NO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E USA COMO TÉCNICA PARA A COLETA DE DADOS, A ENTREVISTA NARRATIVA. ESTA DISCUSSÃO NOS OPORTUNIZA PENSAR A PROFISSÃO DOCENTE E SEUS ASPECTOS EMPÍRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DE FORMAÇÃO COMO UM PROCESSO CONTÍNUO, PERMEADO DE VALORES E DE IDEAIS QUE SE CONSTITUEM COMO DISPOSITIVOS IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO HUMANA, CONTRIBUINDO COM A PRÁXIS DOCENTE. O ESTUDO EVIDENCIA QUE O FAZER PEDAGÓGICO DE CADA PROFESSORA ESTEVE IMPLICADO ÀS MEMÓRIAS DE SEUS TEMPOS ESCOLARES, UM FATOR RELEVANTE QUE MARCA A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ROÇA. ASSIM SENDO, AS PROFESSORAS LEIGAS DE CLASSES MULTISSERIADAS CONSTITUEM-SE AGENCIADORAS DE LETRAMENTO, CONTRIBUINDO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DAS ESCOLA DA ROÇA, ALÉM ISSO, MOSTRAM OS DESAFIOS DE ENSINAR EM CLASSES MULTISSERIADAS E COMO OS SABERES DOCENTES SÃO CONSTRUÍDOS NAQUELE CONTEXTO, RECRIANDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, COM OS POUCOS RECURSOS DISPONÍVEIS, PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DE NÍVEIS E SÉRIES/ANOS DIFERENCIADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NA ROÇA, IDENTIDADE DOCENTE, NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11790_26092019095058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILANGE BORGES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EDILANGE BORGES "
    "autor_email" => "LANGEBORGESS@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => "UNEB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A IDENTIDADE HUMANA CONSTITUI-SE COMO UM FENÔMENO SOCIAL E TRAZ CONSIGO OUTRAS IDENTIDADES QUE SÃO PRESSUPOSTAS, PADRONIZADAS OU PREVIAMENTE DEFINIDAS. PARA CADA PAPEL SOCIAL, HÁ UMA IDENTIDADE PRESSUPOSTA, QUE PODE SER POSTA E REPOSTA. NESTA PERSPECTIVA TEXTO QUE AQUI É APRESENTADO É UM RECORTE DA PESQUISA DE MESTRADO INTITULADO EDUCAÇÃO NA ROÇA: PRÁTICAS PEDAGOGIAS E DE LETRAMENTOS DE PROFESSORAS APOSENTADAS. O TEXTO ABORDA O PAPEL SOCIAL DA PROFESSORA DA ROÇA E COMO ELA FOI SE CONSTITUINDO PROFESSORA NA REALIDADE DA CLASSE MULTISSERIADA COM A FORMAÇÃO E OS MÍNIMOS RECURSOS PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. ESTE ESTUDO CENTRA-SE NA POSSIBILIDADE DE TEORIZARMOS SOBRE OS SABERES DA DOCÊNCIA ELABORADOS MULHERES, QUE VÃO SE CONSTITUINDO PROFESSORAS NA PRÁTICA E APRIMORANDO OS SABERES EMPÍRICOS NA EXPERIÊNCIA COTIDIANA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO QUE SE ANCORA NO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E USA COMO TÉCNICA PARA A COLETA DE DADOS, A ENTREVISTA NARRATIVA. ESTA DISCUSSÃO NOS OPORTUNIZA PENSAR A PROFISSÃO DOCENTE E SEUS ASPECTOS EMPÍRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DE FORMAÇÃO COMO UM PROCESSO CONTÍNUO, PERMEADO DE VALORES E DE IDEAIS QUE SE CONSTITUEM COMO DISPOSITIVOS IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO HUMANA, CONTRIBUINDO COM A PRÁXIS DOCENTE. O ESTUDO EVIDENCIA QUE O FAZER PEDAGÓGICO DE CADA PROFESSORA ESTEVE IMPLICADO ÀS MEMÓRIAS DE SEUS TEMPOS ESCOLARES, UM FATOR RELEVANTE QUE MARCA A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ROÇA. ASSIM SENDO, AS PROFESSORAS LEIGAS DE CLASSES MULTISSERIADAS CONSTITUEM-SE AGENCIADORAS DE LETRAMENTO, CONTRIBUINDO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DAS ESCOLA DA ROÇA, ALÉM ISSO, MOSTRAM OS DESAFIOS DE ENSINAR EM CLASSES MULTISSERIADAS E COMO OS SABERES DOCENTES SÃO CONSTRUÍDOS NAQUELE CONTEXTO, RECRIANDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, COM OS POUCOS RECURSOS DISPONÍVEIS, PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DE NÍVEIS E SÉRIES/ANOS DIFERENCIADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.