A ADOLESCÊNCIA É UM PERÍODO QUE PODE ENVOLVER DIVERSOS CONFLITOS. CONTUDO, VERIFICA-SE, JUNTO À PSICOLOGIA, QUE ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA VIDA PODEM SER ENFRENTADOS DE FORMA CONSCIENTE PELO SUJEITO, SOBRETUDO, AO CONTAR COM O SUPORTE DE ALGUNS CONTEXTOS. NO CONTEXTO EDUCACIONAL, POR EXEMPLO, A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR PODE FAVORECER A AMPLIAÇÃO DE UMA COMPREENSÃO SOCIOEMOCIONAL DE SI MESMO. SENDO ASSIM, CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS E SUA SIGNIFICÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE VIDA, O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA CARACTERIZAR O QUE SÃO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, ANALISAR O CONHECIMENTO, POR PARTE DOS DOCENTES E SEU PREPARO PARA LIDAR COM ESSA NUANCE. PARA TANTO, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS COM 24 PROFESSORES QUE LECIONAM NO ENSINO MÉDIO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB, EM REDE PÚBLICA OU PRIVADA. O ESTUDO É RESULTADO DE UM PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA SAÚDE, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM QUE O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES ACERCA DOS PROJETOS DE VIDA DOS SEUS ALUNOS É MODERADAMENTE SATISFATÓRIO, EMBORA TENHA SIDO VERIFICADA AINDA A DIFICULDADE DOS EDUCADORES EM SE COMUNICAR MAIS INTIMAMENTE COM OS ESTUDANTES. QUANTO À FORMA QUE OS EDUCADORES INCENTIVAM SEUS ALUNOS EM SEUS PROJETOS DE VIDA, VERIFICOU-SE O DESPREPARO DE ALGUNS PROFESSORES PARA LIDAR COM TAL SITUAÇÃO. CONSIDERA-SE, POIS, NECESSÁRIA A ELABORAÇÃO DE UMA FORMAÇÃO PARA LIDAR COM ESSES DADOS EMERGENCIAIS, EMBASADA NO RECONHECIMENTO DA RELEVÂNCIA DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DE SEUS ALUNOS.