A EDUCAÇÃO PERPASSA ATUALMENTE POR VÁRIAS MUDANÇAS, VINDO DESDE DIFICULDADES IMPOSTAS EM SALA DE AULA, ASSIM COMO AS INOVAÇÕES DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. NO TOCANTE À EDUCAÇÃO SUPERIOR, MAIS ESPECIFICAMENTE AO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, DENOTA-SE OBSTÁCULOS NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, JUSTIFICADOS PELA GAMA DE DISCIPLINAS COMPLEXAS, PRINCIPALMENTE AS RELACIONADAS À ANÁLISE ESTRUTURAL. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEM O INTUITO DE SUGERIR O USO DO FTOOL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL FACILITADORA, UTILIZANDO-A DESDE O LANÇAMENTO DA ESTRUTURA E CARREGAMENTOS, ASSIM COMO NA DETERMINAÇÃO DAS REAÇÕES DE APOIO, MOMENTO FLETOR, ESFORÇO CORTANTE E ESFORÇO NORMAL. A PARTIR DE TAL PROPOSTA DIDÁTICA O PROFESSOR PODE DESENVOLVER UMA ABORDAGEM TEÓRICA EM PARALELO COM ANÁLISES PRÁTICAS, QUE ALÉM DE FACILITAREM A RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS, SURGE COMO ATIVIDADE DIFERENCIADA DA METODOLOGIA ABORDADA COMUMENTE EM SALA DE AULA. MEDIANTE A TAIS CONCEPÇÕES A ESSENCIALIDADE DAS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS FICA EVIDENTE E A PRESENTE PROPOSTA SE MOSTRA EFICIENTE, TENDO EM VISTA A POSSIBILIDADE DE SER APLICADA NAS MAIS VARIADAS FACULDADES DE ENGENHARIA CIVIL QUE TRABALHEM COM A ABORDAGEM DAS ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS.