ESTE TRABALHO INVESTIGA A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM DIÁLOGO COM AS ORIENTAÇÕES DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO 9.394/96, DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ASSIM COMO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E DO REGIMENTO ESCOLAR. TEM POR OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM “CHAPBOOKS, OS CORDÉIS DA INGLATERRA” EM COMPARATIVO COM O CORDEL BRASILEIRO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. A PARTIR DE MOMENTOS DESDE A TEORIA À PRÁTICA, QUANDO DA CONSTRUÇÃO DE “CHAPBOOKS” TANTO COMO TEXTO LITERÁRIO QUANTO COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, OS ALUNOS DEMONSTRARAM UM MELHOR RENDIMENTO NAS AULAS, COMO TAMBÉM UMA VALORIZAÇÃO PELA CULTURA DO OUTRO, O QUE VEM A RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ORIENTADA PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS. ENFIM, A METODOLOGIA CRIATIVA COM “CHAPBOOKS” PROPORCIONOU UMA MAIOR INTERATIVIDADE NA SALA DE AULA E CULMINOU COM A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA COMO UM ELEMENTO CULTURAL E IDENTITÁRIO.