O GRANDE DESAFIO ENFRENTADO PELOS DOCENTES DA ÁREA DE QUÍMICA É PENSAR EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FAVOREÇAM A APROXIMAÇÃO ENTRE AS TEORIAS E A REALIDADE QUE PERMEIA A VIDA DOS DISCENTES. DESSA FORMA FOI REALIZADA NESSE TRABALHO A UNIÃO ENTRE DUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS NA AULA DE QUÍMICA ORGÂNICA COM ESSE OBJETIVO. A METODOLOGIA CONSISTIU DA PROMOÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA DE MAQUETES A PARTIR DE TEMAS NORTEADORES DISTRIBUÍDOS AOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (CAMPUS SÃO BERNARDO). NESTA OPORTUNIDADE OS DISCENTES FORAM CONVIDADOS A MONTAR MAQUETES EXPOSITIVAS UTILIZANDO OS MATERIAIS QUE MELHOR SE ADEQUASSEM AOS TEMAS E OS EXPUSESSEM AOS DEMAIS DISCENTES DO CURSO E DO CAMPUS. ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS E DOS COMENTÁRIOS ANOTADOS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS DISCENTES SE ADEQUARAM AO MÉTODO APLICADO AO PASSO QUE DEMONSTRARAM MUITA EMPATIA COM O TEMA APRESENTANDO MUITA DESENVOLTURA NA EXPOSIÇÃO DE SEUS MATERIAIS.