RESUMO
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONDIÇÕES DE ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. A EDUCAÇÃO DE SURDOS, ATUALMENTE TEM-SE MODIFICADO POSITIVAMENTE NO AMBIENTE ESCOLAR EM VIRTUDE DAS LUTAS POR SEUS DIREITOS. ESTE ESTUDO PÕE ESSA TEMÁTICA EM PAUTA DESTACANDO A EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA. ASSIM, O QUESTIONAMENTO DESTE ESTUDO REFERE-SE À PROBLEMÁTICA: COMO OS PROFESSORES DE BIOLOGIA TRABALHAM COM ALUNOS SURDOS? A APRENDIZAGEM DO SURDO É BEM COMPLEXO E NECESSITA DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA. POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR NOVAS METODOLOGIAS ADEQUADAS, NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ENSINO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, SURDOS, E OS MÉTODOS UTILIZADOS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA EM ESCOLAS BÁSICAS. A PRESENTE PESQUISA TEVE UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA QUALITATIVA, POIS SE REALIZOU A DESCRIÇÃO DE SIGNIFICADOS INDISPENSÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO ESTUDO. CONSIDERA-SE QUE HÁ BARREIRAS A SEREM QUEBRADAS EM SALA DE AULA, E A DIFICULDADE ENCONTRADAS POR PARTE DOS ALUNOS SURDOS É O APRENDIZADO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, A FALTA DE SINAIS EM LIBRAS PARA TERMOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE BIOLOGIA. O ESTUDO CONTRIBUI ESSENCIALMENTE PARA QUE OS LEITORES CONSIGAM ANALISAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS SURDOS.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS, INCLUSÃO.