ESSA PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL (SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS - SAC). TEVE COMO OBJETIVOS A OBSERVAÇÃO E ANALISE DA LEITURA OU AUDIODESCRIÇÃO NA LITERATURA BRASILEIRA A BELA ACORDADA, PARA REFLETIR A IMPORTÂNCIA DA TRANSCRIÇÃO ADAPTADA DE UM PARADIDÁTICO NO TOCANTE À REPRESENTATIVIDADE NEGRA ENVOLVENDO A CULTURA, ETNIA, IDEOLOGIA E RELIGIÃO, NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS COM CEGUEIRA, BAIXA VISÃO E ALUNOS VIDENTES NO CONTEXTO DA SALA DE AULA COMUM. A PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE O PERÍODO DE NOVEMBRO DE 2018 A MARÇO DE 2019, COMO PESQUISA DE CAMPO NA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS E LITERATURA, COM QUATRO TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, 6º, 7º, 8º E 9º ANOS, COM ALUNOS COM CEGUEIRA, BAIXA VISÃO E ALUNOS COM BOA VISÃO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS, A OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS E QUESTIONÁRIO. OS RESULTADOS E DISCUSSÕES APONTARAM QUE OS ALUNOS DO GRUPO DE ESTUDOS DESSA PESQUISA ENFRENTAM GRANDES BARREIRAS ATITUDINAIS, COMUNICACIONAIS, METODOLÓGICAS E INSTRUMENTAIS QUE IMPEDEM UM DESENVOLVIMENTO GARANTIDO POR LEI EM SALA COMUM E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O QUE CONDUZIU A TRANSCRIÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO IMPRESSO EM TINTA PARA O LIVRO EM BAILLE, TINTA AMPLIADA E TÁTIL? OS RESULTADOS E DISCUSSÃO DESSA PESQUISA.QUE DIFERENÇAS SEMIO-COGNITIVAS IMPORTANTES SURGIRAM NOS ALUNOS? DE ACORDO COM OS RESULTADOS, POUCAS DIFERENÇAS.